Simulado de acidente na região da REDUC será de “Furto de Óleo em Tubulação da Transpetro”

O 18º simulado de acidente na região do Polo Petroquímico de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, marcado para a manhã do dia 17/11, será em área próxima a comunidade Saraiva por onde passam tubulações de petróleo e gás da Transpetro, subsidiária da Petrobras. O treinamento é organizado pela Defesa Civil, com apoio da Associação das Empresas de Campos Elíseos – ASSECAMPE, contará com a participação de cerca de três mil voluntários do processo Apell e agentes públicos. A simulação do acidente terá evacuação da comunidade durante o trabalho para conter o vazamento de óleo de um oleoduto da Transpetro perfurado por ladrões com risco de explosão. A transferência do simulado para uma área fora das empresas do complexo foi confirmada durante a última reunião preparatória, realizada nesta quinta-feira (08) na ASSECAMPE.
“O roubo de petróleo bruto e combustíveis nos dutos da Transpetro em Duque de Caxias tem sido frequente causando prejuízo de milhões de reais todos os anos à empresa. Para transferir o produto para caminhões-tanques, os ladrões perfuram os dutos para instalação de bombas sem se importarem com os riscos. Além de explosão, a queda de pressão na tubulação pode alterar todo o processo de transferência da empresa”, explica o diretor executivo da Assecampe, Jorge Rezende.
                                                                           Além da Defesa Civil municipal e estadual participam do simulado as polícias Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, INEA- Instituto Estadual do Ambiente, Guarda Municipal, o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo e Estadual Adão Pereira Nunes, entre outros grupos de apoio. Os “feridos” serão levados ao ponto de apoio que será montado no Ciep 208 Alceu Amoroso Lima (Rua Professor Hélio Rangel), em Jardim Primavera. Os casos “graves” serão encaminhados de ambulância aos dois hospitais de referência no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *