Seropédica participa do Fórum de Secretários Municipais de Trabalho, Emprego e Renda do RJ

Foi realizado nesta última quarta-feira (5) na cidade de Itaguai, Fórum de Secretários Municipais de Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Rio de Janeiro “FORTRAB”, na ocasião o secretário de Seropédica e vice presidente do Fortrab, Nelson Matos, apresentou uma palestra intitulada “Efeitos da globalização e da desglobalização na qualificação da mão de obra no Brasil”.

As relações de trabalho na globalização expressam-se pela flexibilização, terceirização e crescimento da informalidade. Hoje vimos engenheiros e advogados dirigindo Uber, ou com um pequeno comercio, alguns trabalhando pela internet.

O interessante que a globalização cria oportunidades de emprego, mas pode também resultar na perda de postos de trabalho. Suas vantagens estão ligadas aos processos que permitem a própria evolução do sistema capitalista. Como desvantagens, há a expansão dos problemas ambientais e o aumento das desigualdades socioeconômicas.

“A importancia da qualificação profissional em um mundo globalizado”.

A qualidade do produto ou serviço que uma empresa comercializa nem sempre começa com você. Às vezes você é um revendedor, uma franquia ou um pequeno mercado. Mas a qualidade da entrega que a sua empresa faz, seja do produto ou serviço, começa pelas mãos de quem está na linha de frente do negócio.

Quanto mais habilidosas ou competentes forem essas pessoas, melhor e de maior qualidade será a entrega para seu cliente. Quando se compreende isso, entende-se o valor da qualificação e a empresa passa a investir no seu pessoal para colher o retorno.

A qualidade dos recursos humanos de uma empresa é um dos principais fatores de seu sucesso ou fracasso. Infelizmente, alguns processos de recrutamento ainda realizam a seleção de funcionários pensando naqueles com baixas pretensões salariais, sem oferecer posteriormente oportunidades de capacitação para melhora do desempenho nas atividades exercidas.

A falta de competência profissional dos trabalhadores é uma das razões para a baixa produtividade no trabalho. A falta de qualificação de mão de obra também diminui consideravelmente o tempo do trabalhador no mesmo emprego. 

Algumas empresas investem na qualificação da mão de obra de seus funcionários. Os sortudos fazem parte de 10 a 20% de todos os empregados que estão no mercado de trabalho, indústria e comércio. Esses gastos podem parecer arriscados, mas a verdade é que o retorno sobre ele é alto.

“Independente de já se ter uma formação, é preciso estar se atualizando e qualificado continuamente. Isso é bom pelo lado da indústria, porque a indústria precisa fortalecer a sua produtividade para que tenhamos produtos cada vez mais competitivos no mercado, e para o trabalhador, porque ele precisa estar sempre atualizado nas novas tecnologias, competindo nesse mercado de trabalho bastante concorrido” enfatiza o Secretário de trabalho Emprego e renda Nelson Matos.

O próximo fórum será realizado no município de Cardoso Moreira no dia 12 de agosto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *