Semana da Saúde homenageia o jornalista Ricardo Boechat em sua 10ª edição

Evento acontece de 25 a 28 de novembro, na Cinelândia, com coleta de doação de sangue, promoção da saúde e muito mais
A Semana da Saúde, que este ano completa uma década de serviços prestados à população, vai ganhar uma edição especial em homenagem ao jornalista Ricardo Boechat, um dos seus principais incentivadores. O evento acontece de 25 a 28 de novembro, das 7h às 16h, na Cinelândia, no Centro do Rio, e vai levar diversos serviços gratuitos aos cidadãos, como coleta de sangue, serviços para a saúde do homem, vacinação e emissão de documentos.

Resultado de imagem para ricardo boechat

O primeiro dia do evento será marcado por uma placa de homenagem do Governo do Estado do Rio de Janeiro ao jornalista, reconhecendo o papel-chave de Ricardo Boechat na história do evento. A placa será enviada, em seguida, ao Hemorio, onde ficará exposta no Salão do Doador.

Referência no estado do Rio de Janeiro, a Semana da Saúde, em parceria com a BandNews e TV Band, é o maior evento de saúde pública feito a céu aberto do país. O evento é pautado em vários pilares, como solidariedade, prestação de serviço e prevenção. No ano passado, em quatro dias, foi batido o recorde de atendimento com 14 mil pessoas beneficiadas.

Para o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, a Semana da Saúde já entrou para o calendário do Rio de Janeiro e tem por finalidade aproximar a pasta à população, além de ter, este ano, um simbolismo especial em virtude da homenagem.

“O evento é aguardado o ano inteiro pela população que espera pelos serviços ofertados pela Secretaria de Saúde. Nosso papel é exatamente esse, ou seja, diminuir essa distância e oferecer assistência de qualidade. Este ano, a Semana da Saúde é especial, pois faz uma justa homenagem a Ricardo Boechat, um dos maiores incentivadores do evento”, destaca Edmar Santos.

Serviços que serão oferecidos na Cinelândia
Campeão de atendimento em 2018 com 2.400 assistências, a saúde do homem retorna com o exame preventivo e palestra de orientação ao grupo masculino. No local, o Hemorio fará coleta de sangue para doação, esperando superar a meta da última edição, que foi 1.700 bolsas arrecadadas. O evento também terá o Espaço Mulher, com profissionais do Instituto L’oréal fazendo maquiagem e cortando cabelo que será usado para a confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer de mama.

Haverá também vacinação contra a febre amarela, prevenção ao tabagismo, orientação sobre alimentação saudável, atividades físicas e práticas corporais, orientações sobre prevenção de arboviroses (dengue, Zika e chickungunya), além da distribuição de preservativo para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. A saúde bucal também ganha atenção especial nesta 10ª edição, com palestra e distribuição de kits de escovação, além de exames oftalmológicos.

A Drogaria Venancio oferecerá, gratuitamente, aferição de pressão e medição de glicose. Além disso, também oferecerá serviços gratuitos de verificação de peso, com cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), Gordura Corporal Total, massa magra, quantidade de água no corpo e taxa de metabolismo basal.

Emissão de documentos
Também será possível emitir alguns documentos na Semana da Saúde. A Fundação Leão XIII fará a emissão da 2ª via da certidão de nascimento, casamento e óbito. Já o Detran ficará responsável pela 1ª e 2ª vias de carteiras de identidade. O evento vai oferecer a possibilidade de emprego com o cadastro para o mercado de trabalho, além de agendamento para emissão de carteira de trabalho e seguro desemprego.

Parceria inédita com a Fiocruz
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Fiocruz/Rio, participa pela primeira vez do evento e traz diversas atividades ligadas à ciência, à arte e à cultura na saúde. As principais atrações são o lançamento da exposição “Conhecendo o sangue por dentro”, onde será possível entrar numa artéria gigante e descobrir o que temos dentro do nosso sangue; o ônibus da ciência, que divulga temas das biociências e da saúde; o Expresso Chagas XXI, trem imaginário que refaz a descoberta de Carlos Chagas sobre a doença de chagas; além dos benefícios das práticas integrativas complementares, como aromaterapia e automassagem, reiki, musicoterapia e dança circular.

Parceiros do evento
A 10ª edição da Semana da Saúde conta com seguintes parceiros: Unimed, Café Evolutto, Leite de Magnésia de Phillips, Aspen Pharma, Frugale, Drogaria Venancio e Instituto L’Oréal.

Campanha Natal Solidário
Durante o evento, também estará disponível um ponto de coleta da campanha Natal Solidário, da instituição Rio Solidário, para arrecadação de brinquedos novos para crianças de organizações da rede estadual e que estejam em situação de vulnerabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito
%d blogueiros gostam disto: