Secretaria de Saúde realiza mutirão de vacinação na comunidade Oswaldo Cruz, em Petrópolis

Secretaria de Saúde realiza mutirão de vacinação na comunidade Oswaldo Cruz

A Secretaria de Saúde realiza mais um mutirão de vacinação neste sábado (31.8), para verificação das cadernetas de vacina de crianças, adolescentes e adultos. Os atendimentos serão na associação de moradores da comunidade Oswaldo Cruz – Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 1 – Valparaíso – das 9h às 16h. Neste dia, serão disponibilizadas 500 doses de todas as vacinas de rotina, inclusive a contra o sarampo. Quem ainda não tiver sido imunizado contra a doença, terá a oportunidade de receber a dose da tríplice viral. A população terá acesso ainda a outros serviços de saúde tais como aferição de pressão arterial, glicose e teste rápido para a identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O evento contará ainda com o apoio da Secretaria de Assistência Social que vai oferecer atendimentos para orientação jurídica, nutricional, avaliação de perfil para a realização do Cadastro Único (CadÚnico) para acesso a programas sociais do Governo Federal e recreação infantil. Eventos como esse oferecem grande suporte para o alcance dessas comunidades com mais dificuldade de acesso aos serviços públicos. Neste dia o foco vai ser garantir a prevenção, promovendo a aplicação de vacinas importantes para imunizar a população, mas a prefeitura aproveitará a ocasião para oferecer outros serviços necessários para os moradores.

O evento na comunidade é aberto para toda a população. Serão disponibilizadas doses de vacinas de rotina, previstas no calendário vacinal, como Pneumo 10, Meningo C, Hepatite A, Hepatite B, Rotavírus, Febre Amarela, dT, DTP, dTpa gestante, Polio, Tríplice viral, HPV e Varicela. Tendo em vista o surgimento recente de casos de sarampo pelo estado, a equipe da Vigilância Epidemiológica atuar para que as pessoas que necessitem, recebam a dose. A recomendação para a imunização contra o sarampro é de que pessoas entre 1 e 29 anos e os profissionais de saúde recebam duas doses. Pessoas entre 30 e 49 anos, que ainda não foram vacinadas, precisam de uma única dose. Gestantes e pessoas imunodeprimidas não podem receber a vacina.

Será feita ainda a entrega das cadernetas infantis para as crianças que ainda não tiverem recebido o documento. Essa é a segunda ação especificamente para vacinas. É uma ação muito importante, em que é feita verificação das caderneta de vacinação e é garantido que a população esteja imunizada. A Secretaria de Saúde enfatiza que esse é um momento para se reforçar a prevenção contra o sarampo.

Assim como para todo tipo de imunização, a Secretaria de Saúde realiza ação de prevenção contínua contra o sarampo. As doses são disponibilizadas durante todo ano, nas 15 salas de vacina do município. “Durante essas campanhas aproveitamos para reforçar a imunização”, frisa a coordenadora da municipal de imunização, Simone Sisnando. No último mutirão, realizado em junho, cerca de 200 pessoas foram atendidas na comunidade do Bairro da Glória.

Para receber as doses das vacinas que estiverem pendentes é necessário apresentar a caderneta de imunização e documento de identificação com foto. Os profissionais da Vigilância Epidemiológica farão a verificação de todas as doses. Na ocasião, a pessoa que estiver em atraso com as vacinas, pode receber mais que uma dose se for necessário.

Na ocasião, as mães que estiverem sem as cadernetas dos filhos, devem apresentar o documento com as informações de imunização da criança e requerer uma caderneta padrão. Durante o mutirão será feita a entrega do documento para quem não o possuir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: