Secretaria de Saúde de Petrópolis faz mutirões no HAC para zerar filas

A Secretaria de Saúde vem realizando mutirões para zerar a fila de espera por consultas, exames e cirurgias na cidade, que se formou por conta da pandemia. Até o momento, mais de 200 pessoas já tiveram seus atendimentos garantidos no Hospital Alcides Carneiro e no Centro de Saúde. Em apenas uma semana foram realizados 61 exames de baixa e alta complexidade, 180 consultas de diversas especialidades e 20 cirurgias.


No último dia 17, foram disponibilizados atendimentos de consultas, exames e cirurgias com médicos cardiologistas, ortopedistas e cirurgiões gerais. Nesta quarta-feira (21), o Hospital Alcides Carneiro realizou 20 cirurgias urológicas em homens e mulheres. Já na próxima semana serão realizadas mais 20 cirurgias pediátricas e 15 cirurgias de mastologia na unidade. Dia 31 de outubro, mais consultas serão oferecidas com médicos clínicos, cardiologistas, ortopedistas e cirurgiões.

De acordo com a Secretaria de Saúde, outras ações já estão previstas para o início de novembro, como mutirões de cirurgias pediátricas e consultas com médicos clínicos, ortopedistas, dermatologistas e urologistas, no dia 07 de novembro. O Hospital Alcides Carneiro estima uma média de 180 pacientes por mutirão de consultas.

Campanha Outubro Rosa

Dentro da programação da Campanha Outubro Rosa, até o fim deste mês serão realizados, nos sábados, 25 exames de mamografia às pacientes que vinham aguardando devido à paralisação dos atendimentos causados pela pandemia. No último sábado (17), o Hospital Alcides Carneiro realizou mais de 25 exames de mamografia. Nesta terça-feira (20), 36 exames de ultrassonografia transvaginal, mamografia e ressonância de mama foram feitos em um mutirão noturno. A secretária Cristiane da Ressurreição, de 38 anos, foi uma das pacientes beneficiadas com as ações. “Eu estava aguardando o exame há meses e agora o próprio HAC me ligou pra reagendar dia e hora. Graças a Deus a saúde controlou o coronavírus e conseguiu voltar a atender as pessoas. Cheguei e fui atendida em menos de cinco minutos. Melhor ainda é fazer o mutirão à noite, porque a gente nem precisa faltar ao trabalho. Tomara que os atendimentos continuem assim”, disse.

Neste sábado (24), será realizado o Dia D da Campanha Outubro Rosa. O Centro de Saúde vai realizar ações específicas para as mulheres. Com início às 8h, o mutirão vai oferecer 100 exames de coleta de preventivo, busca ativa de faltosos de patologia cervical às pacientes de lesões pré-oncológicas, consultas de ginecologia, nutrição, odontologia e psicologia, além de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites, e orientações de atividades físicas realizadas por educadores. Todas as consultas serão agendadas e terão intervalo mínimo de 30 minutos para que sejam evitadas as aglomerações e realizadas limpeza e higienização dos consultórios.

No Hospital Alcides Carneiro, também no sábado (24), mais 180 pacientes terão seus atendimentos garantidos no ambulatório da unidade com consultas e exames de mamografia e ultrassonografia transvaginal. Na próxima terça-feira (27), outras 35 pacientes serão atendidas na realização de exames de ultrassonografia transvaginal, mamografia e ressonância de mama, entre 17h e 22h, no Hospital Alcides Carneiro. Dia 31, e último dia da campanha, estão agendados 24 exames de mamografia.


Unidades de Saúde em operação no dia 24 de outubro (Dia D), das 8h às 17h:

– Vila Rica
– Jardim Salvador
– Retiro
– Castelo
– Vila Felipe
– Secretário
– Castelo São Manoel
– Menino Jesus
– Moinho Preto
– São João Batista
– Santíssima Trindade
– Alto Siméria
– Secretário
– Fazenda Inglesa
– Águas Lindas
– Estrada II
– Machado Fagundes
– UBS Morin / Retiro / Itamarati / Mosela / Quitandinha / Pedro do Rio / Araras
– Posse I, II e III
– Alto da Serra I, II, III e IV
– Carangola II
– Vale do Carangola
– Vila Saúde
– Amazonas
– Thouzet
– Caxambu
– Santa Isabel
 – Pedras Brancas
– Castrioto
– Bataillard
– Mosela
– Campo do Lusitano
– Lajinha
– Vale das Videiras

– 24 de Maio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito