São João de Meriti lança fórum para discutir políticas de saúde para população negra

A Secretaria de Saúde e a Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial realizaram, na tarde desta quinta-feira, o lançamento do Fórum Permanente de Saúde da População Negra de São João de Meriti.
O evento aconteceu no auditório do PAM Meriti, com o objetivo de analisar as políticas públicas voltadas para a saúde na perspectiva étnico-racial, além de promover uma reflexão sobre as práticas profissionais.
O prefeito Dr. João, agradeceu a oportunidade de prestigiar o evento: “é um importante espaço para traçarmos estratégias eficientes de atenção à saúde da população negra. Precisamos treinar os nossos profissionais para atender com máxima qualidade os pacientes e lançar luz sobre as doenças específicas da raça negra. Meu objetivo é que nosso município seja referência na eficácia do atendimento a essa parcela da população”.
Para a secretária de Saúde, Marcia Lucas, é muito importante o diálogo entre os profissionais da área e a gestão pública. “É preciso analisar com muita seriedade a saúde da população negra, que é maioria no nosso município, e traçar estratégias assertivas para atender essa população”, afirmou.

Para o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa, o evento provoca uma importante reflexão. “Esse fórum é fundamental para aproximar a sociedade civil organizada da gestão pública para que, juntos, possamos construir políticas afirmativas na saúde pública”, enfatiza.

“A Importância da Conscientização da Saúde da População Negra”, “O Controle Social na Doença Falsiforme”, “A Política Nacional de Saúde da População Negra”, entre outros.
No encerramento, foram feitas homenagens a dois militantes desta causa: o representante da sociedade civil, Pai Mormo, membro da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro) e o médico pediatra Dr. Carlos Roberto Gomes da Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *