São Gonçalo desenvolve Plano de Mobilidade Urbana Minicipal

Com o objetivo de orientar ações executivas relacionadas a investimentos em infraestrutura viária e sistemas de transporte coletivo e de cargas, a Prefeitura está elaborando o Plano de Mobilidade Urbana do Município de São Gonçalo (Planmob). A iniciativa é do Núcleo Municipal de Planejamento Urbano (NPU), em parceria com a Secretaria Estadual de Transportes. A Secretaria Municipal de Planejamento também está fiscalizando o processo de implantação do BRS e de uma nova ciclovia na cidade, que serão considerados dentro do plano.
O Planmob está dividido em quatro etapas. Atualmente, técnicos estão realizando diagnóstico socioeconômico, territorial, ambiental e sobre a legislação vigente. As outras três fases são: estudos dos meios de transporte e mobilidade; audiência pública, visando escutar a população e estabelecer prognósticos; e votação na Câmara. Todas as etapas tem como base a Lei Federal 12.587.
“Com o plano, a Prefeitura será capaz de apresentar propostas e executá-las com mais eficiência, visando o desenvolvimento sustentável da cidade. Nosso objetivo será priorizar o interesse e a melhor qualidade de vida da população gonçalense”, afirma o prefeito José Luiz Nanci.
BRS
A implantação do BRS e de uma nova ciclovia na cidade está em fase de estudos e projetos, através de recursos oriundos do Ministério das Cidades. O processo está na etapa de levantamento de dados, análise de número de passageiros, traçado, fluxo e linhas.
08
Deve ser aguardado o término dos estudos para que o projeto seja levado até o Ministério das Cidades, com intuito de pleitear recursos para execução das obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *