Samba solar de Cartola e Elton Medeiros renasce na abertura da novela ‘Bom sucesso’

Um dos títulos mais otimistas do cancioneiro lírico e geralmente melancólico do compositor carioca Cartola (1908 – 1980), O sol nascerávoltará a brilhar.

Composto por Cartola em parceria com Elton Medeiros, o esperançoso samba foi escolhido para ser o tema de abertura da próxima novela das 19h da TV Globo, Bom sucesso, programada para estrear em 29 de julho. A gravação veiculada na novela será inédita.

O samba nasceu em 1962 na casa de Cartola, com o título de O sol voltará, e foi lançado em disco dois anos depois na voz de Nara Leão (1942 – 1989), cantora que, até então associada à Bossa Nova, começou a dar visibilidade a compositores ligados ao samba e/ou aos morros da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

A gravação original de Nara já apresentou a composição com o título definitivo do samba, O sol nascerá, sugerido pelo compositor e produtor musical Aloysio de Oliveira (1914 – 1995).

Nas vozes dos autores, o samba O sol nascerá somente ganhou registros fonográficos nos anos 1970. Elton Medeiros o gravou em álbum de 1973. Já Cartola incluiu O sol nascerá no repertório lapidar do primeiro álbum solo do compositor, editado em 1974.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: