Rosangela Gomes é autora de projeto que incentiva o afroempreendedorismo

Rosangela Gomes é autora de projeto que incentiva o afroempreendedorismo. Com o objetivo de identificar oportunidades, solucionar problemas e contribuir com a sociedade de maneira inovadora, a deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ) protocolou nesta semana o projeto de lei 10.421/18 que fala sobre a política de desenvolvimento e suporte às atividades voltadas ao afroempreendedorismo.

O projeto determina que o Poder Público estimule o suporte e o desenvolvimento dessas atividades por meio da realização de cursos, criação de estabelecimentos específicos (individuais ou coletivos), exposição em feiras e disponibilização de linhas de créditos em entidades financeiras ou bancárias.

Segundo pesquisa do Sebrae, intitulada “Os donos de negócio no Brasil: análise por raça/cor (2003-2013)”, o número de indivíduos que se autodeclaram pretos e pardos cresceu 24% em termos acumulados. Com isso, a participação relativa dos pretos e pardos passou de 44% para 50% do total de Donos de Negócio. Em outra pesquisa, desta vez realizada pelo Procon-SP, chamada “Discriminação Racial nas Relações de Consumo”, revelou-se que mais da metade (56,4%) dos entrevistados afirmou ter presenciado atitude discriminatória de raça ao comprar um produto ou contratar um serviço.

Para Rosangela, o mercado afro-brasileiro é um segmento de público-alvo que tem certas expectativas em relação aos produtos que irão consumir. “Ainda há muitos relatos de descriminação em relação à concessão de crédito, mas é impossível negar a presença e o poder de compra dos afrodescendentes, inclusive com necessidades específicas. Portanto, é preciso criar mecanismos, em termos mercadológicos, que incentivem e inovem este setor”.

A deputada declarou ainda esperar que a proposta seja aprovada o mais breve possível, já que se trata de uma política de desenvolvimento de negócios voltada ao afroempreendedorismo que vai fomentar o crescimento das atividades e contribuir para o desenvolvimento nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: