Rio Bonito abre 500 vagas para cursos e faz workshop na área inclusiva

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Educação Especial oferecidos pela Prefeitura Rio Bonito, através da Secretaria de Educação, para o ano de 2018/2. São mais de 500 vagas divididas em quatro capacitações. Os interessados podem se inscreverem pelo site da prefeitura (www.riobonito.rj.gov.br). As aulas dos cursos acontecerão de segunda a quinta-feira, das 18h30min às 21 horas, no Colégio Municipal Maurício Kopke (Rua Salgado Filho, s/nº – Caixa D’ Água – Bonito/ RJ.

Voltados, principalmente, para professores regentes, auxiliares de educação especial e normalistas do terceiro ano do segundo grau, os cursos, cada um com 40 vagas, estão distribuídos em Deficiência Visual e Intelectual, além de Práticas Pedagógicas, Inclusão com Estudos de Caso e Libras I (duas turmas), Libras II (duas turmas) e Libras III e IV, além de práticas pedagógicas (todas as especificações  se encontram na ficha de inscrição).

Workshop – A novidade é a realização do Workshop LIBRAS – Rio Bonito aprendendo a se comunicar com os surdos, com o objetivo de conhecer a dificuldade de comunicação da comunidade surda; perceber a necessidade de órgãos públicos conhecerem a LIBRAS; desenvolver diálogos, além de fazer abordagens básicas em LIBRAS em diversos espaços sociais.  O público alvo são servidores municipais de todas as áreas e profissionais em geral, como comerciantes, atendentes, entre outros. Foram disponibilizadas 30 vagas para o workshop, que acontece nos meses de agosto e setembro, na Casa do Educador, na Mangueirinha. O workshop acontece será realizado uma vez por semana, às quartas-feiras, no horário da manhã e à tarde (9 às 11h30min e das 14às 16h30min). A carga horária é de 20 horas.

As palestras serão ministradas pela Professora Fernanda M. F. Crozoé. O que é LIBRAS; Porque LIBRAS é uma língua?, Mitos e verdades sobre a comunidade surda; Alfabeto manual; Numerais; Orientações básicas inicial de comunicação com os surdos; Identidade; Cumprimentos; sinais e contexto: Prefeitura e secretarias; sinais e contexto: Hospital / Saúde; sinais e contexto: Lanchonete; sinais e contexto: Bancos escritórios; sinais e contexto: farmácias e comércios; sinais e contexto: delegacia, são alguns temas que serão abordados durante o workshop.

De acordo com a Coordenadora de Educação Inclusiva, Garrolici Alvarenga, os cursos oferecidos em Rio Bonito são referência no Estado do Rio de Janeiro.

“Esse curso é reconhecido no Estado do Rio todo, aonde que vocês chegarem com o certificado de Rio Bonito, com a formação na área de Educação Especial, vocês podem ter certeza que vocês terão a porta aberta. Tem um monte de gente que saiu daqui e já está trabalhando em vários municípios”, destacou a educadora.

Assim como no ano passado, as aulas serão ministradas no Colégio Municipal Mauricio Kopke, localizado no centro da cidade, no período da noite de segunda a quinta feira das 18h30 às 21h. Antes do início das aulas será divulgada a relação de todos os selecionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *