Programa ‘fazendo rte na escola’ pode ser instituído no Rio

O Programa Fazendo Arte na Escola pode ser implementado no Estado do Rio, com o objetivo de incentivar a participação dos alunos do ensino médio e fundamental em espetáculos e eventos culturais que sejam apropriados à faixa etária dos estudantes. A determinação é do projeto de lei 1.467/19, do deputado Márcio Canella (MDB), aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (07/10), em discussão única. O texto seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que terá até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

O programa se desenvolverá principalmente por meio de apresentações de música, dança, teatro e exposições de obras artísticas. A medida prevê a promoção de festivais de música e poesia, saraus artísticos, palestras com escritores e sessões de cinema com debate da temática abordada, dentre outras estratégias. O programa será aberto a todas as escolas interessadas da rede pública ou particular, que deverão oferecer espaço compatível e adequado para o tipo de evento escolhido e expectativa de público.

As secretarias de Estado de Educação (Seeduc) e de Cultura ficaram responsáveis por organizar um banco de projetos culturais para disponibilizar para as escolas. “Atualmente, a música, o teatro, o cinema, a literatura e a dança são importantes meios de comunicação e expressão existentes em nossa vida e por isso devem fazer parte do contexto educacional. A escola não pode ficar ao largo dessas formas de expressão do entendimento do mundo e trabalhar a arte no cotidiano escolar significa ampliar a variedade de linguagens e permitir a descoberta de novos caminhos de aprendizagem, trabalhando a sensibilidade humana de uma forma saudável”, justificou Canella.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito