Prepara Japeri lança sua 5ª edição para levar alunos às escolas técnicas

A Prefeitura de Japeri iniciou nesta última terça-feira (9) a edição 2019 do Projeto Prepara Japeri, da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela aprovação de mais de 100 alunos em escolas técnicas federais e estaduais.

A aula inaugural da 5ª edição do Programa aconteceu na Sala de Cinema, em Engenheiro Pedreira, com a participação de estudantes do 9º ano e seus responsáveis.

O Prepara Japeri tem como objetivo contribuir na formação dos alunos da rede municipal de ensino, aumentando as possibilidades de sucesso escolar e o ingresso em instituições de ensino técnico, como Cefet, Faetec e Fiocruz.

Para o professor Emerson Queiroz, idealizador e coordenador do projeto, o conhecimento adquirido também gera impacto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Japeri.

“Nesses cinco anos do “Prepara”, nós consolidamos bons resultados que, ao longo de cada edição, só vem aumentando o número de aprovados nas escolas. Percebemos que isso não gera somente mudança na vida do aluno, mas também de toda sua família”, declarou Emerson.

A aula inaugural do Prepara Japeri contou a presença do prefeito em exercício, Cezar Melo, e dos secretários Roberta Bailune, de Educação; e Rafael de Freitas, de Saúde. Todos ressaltaram a importância do comprometimento e foco com a educação, segundo eles, determinante para o futuro.

         “Nenhum município possui um projeto tão completo e forte como esse. É muito gratificante poder ver tantos alunos tendo sucesso, desde novos, e alcançando seus objetivos profissionais. O Prepara Japeri foi algo que nasceu em nossos corações, anos atrás, e hoje podemos ver grandes frutos do esforço plantado”, festejou a professora Roberta, emocionada.

Alunos que passaram pelo Prepara Japeri e hoje estão realizando o Ensino Médio em escolas técnicas também contribuíram na primeira aula dando seus depoimentos.

“Só quem pode dizer que você não vai conseguir é você mesmo. Neste curso, você terá toda base, assim como eu tive. Isso mudou minha vida; então encarem esse projeto como algo que vai mudar a vida de vocês”, disse Lucas Rosário, aluno de Mecânica, do IFRJ.

No que se refere à base e preparação para as provas, o corpo docente do Prepara Japeri possui bagagem excelente de especializações, mestrados e doutorados. Para o professor de História, Henrique Soares, da Baixada podem sair doutores e mestres, assim como ele.

“Nós, como professores, acreditamos que daqui sairão pessoas vitoriosas que vão transformar Japeri em num celeiro intelectual”, afirmou.

As aulas do curso ocorrem nos Polos Japeri e Engenheiro Pedreira, a partir de 13:30. De acordo com a Semed, ainda há inscrições abertas para alunos do 9º ano da rede municipal. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: