Prefeitura vai implodir segundo prédio na Mangueira neste domingo, dia 10/6, para construção de imóveis do Minha Casa Minha Vida

Está marcada para as 9h30 deste domingo, dia 10, a implosão do segundo prédio do IBGE, na Rua Visconde de Niterói, na Mangueira, Zona Norte do Rio. No terreno será erguido um condomínio do programa Minha Casa Minha Vida. As 256 famílias que viviam nestas edificações – que apresentavam riscos estruturais – foram cadastradas pela Prefeitura e, enquanto aguardam pela casa própria, receberão aluguel social, no valor de R$ 400 mensais. O outro prédio foi implodido no dia 13 de maio.

Com espaços improvisados pelos antigos moradores, ligações clandestinas de luz e água e até mesmo a remoção de vigas e colunas, os dois prédios do IBGE corriam riscos de incêndio e de desabamento por ruína, segundo avaliações de técnicos da Subsecretaria de Habitação e laudos da Defesa Civil Municipal.  Nas vistorias feitas nos edifícios, foram constatados uso indevido de botijões de GLP em pequenos ambiente, infiltrações em paredes e teto e ferragens expostas, além de instalações elétricas irregulares.

A implosão vai envolver equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, CET-Rio, Centro de Operações (COR), Assistência Social e Comlurb, além de efetivos da Polícia Militar. Serão usados 200 quilos de explosivos na detonação do prédio.

SINAIS SONOROS

Serão acionados cinco toques de sirenes antes e depois da implosão. O primeiro às 9h, quando haverá o bloqueio total das vias. O segundo, às 9h20, com inspeção final da área evacuada, seguido do terceiro, às 9h25, que é o toque de atenção. Às 9h30 haverá o quarto toque e acontece a implosão. O quinto e último toque acontece às 9h45 e determina a liberação da área após a checagem dos técnicos. A previsão é que os moradores retornem para suas casas até as 10h30.

INTERDIÇÕES

No domingo, entre 9h e 10h, será interditada a Rua Visconde de Niterói em ambos os sentidos entre o Viaduto da Mangueira (Viaduto Angenor de Oliveira) e a Rua Ana Neri.  A CET-Rio preparou um esquema especial de trânsito nas principais vias do entorno da implosão. A operação de trânsito contará com a participação de 30 homens, entre controladores da CET-Rio e guardas municipais, que efetuarão os bloqueios, além de trabalhar para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos e orientar pedestres durante todo o período da interdição.

Técnicos da CET-Rio vão monitorar toda a área impactada pela interdição, por meio de câmeras no Centro de Operações Rio (COR), permitindo que sejam implantados ajustes na programação dos sinais de trânsito com o objetivo de garantir a fluidez do tráfego. Serão utilizados quatro painéis de mensagens variáveis e sete faixas, que informarão sobre a interdição e rotas de desvio.

ROTAS DE DESVIO

Entre 9h e 10h de domingo, os veículos que seguem pela Rua Senador Bernardo Monteiro sentido São Cristóvão serão desviados pela Rua Ana Neri e Rua São Luiz Gonzaga.

Já os veículos que seguem pela Avenida Marechal Rondon sentido Centro não poderão acessar o Viaduto da Mangueira. Deverão seguir pela Avenida Radial Oeste. O acesso à região de São Cristóvão e Benfica deverá ser feito pelo Viaduto de São Cristóvão.

Os veículos que seguem pela Avenida Visconde de Niterói sentido Benfica serão desviados pelo Viaduto da Mangueira. Quem desejar seguir para Benfica deve acessar a Rua São Francisco Xavier, Rua Santos Melo, Rua Licínio Cardoso e Rua Ana Neri.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

A partir das 23h desta sexta-feira, dia 8, será proibido o estacionamento na Avenida Visconde de Niterói, trecho entre a sede da escola de samba da Mangueira e o prédio do IBGE que será implodido. Pedimos que evitem estacionar nestes locais.

LINHAS MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS DE ÔNIBUS

As seguintes linhas terão mudanças de itinerário, das 9h às 10h deste domingo, dia10:

LINHAS QUE TRAFEGAM PELA RUA VISCONDE DE NITERÓI

SENTIDO CENTRO – Itinerário: Rua Bernardo Monteiro, Rua Ana Neri, Rua São Luiz Gonzaga, Campo de São Cristóvão, Rua Figueira de Melo, Rua Francisco Eugênio e Avenida Francisco Bicalho.

SENTIDO BENFICA – Itinerário: Avenida Osvaldo Aranha, Viaduto de São Cristóvão, Rua General Herculano Gomes, Praça Virgílio de Melo Gomes, Avenida Rotary Internacional, Rua Dom Meinrado, Rua São Luiz Gonzaga, Avenida Dom Helder Câmara.

LINHAS PROVENIENTES DA RUA SÃO FRANCISCO XAVIER QUE TRAFEGAM PELA MANGUEIRA – Itinerário: Rua São Francisco Xavier, Rua Santos Mello, Rua Licínio Cardoso, Rua Major Suckow, Viaduto Ana Neri.

SUPERVIA – A circulação de trens entre as estações Central do Brasil e Triagem (ramais Belford Roxo e Saracuruna), ficará interrompida das 9h às 10h deste domingo. Algumas viagens desses ramais terão os horários de partida reprogramados e outras, que teriam como destino a Central do Brasil, serão encerradas na estação Triagem.

METRÔ – A operação comercial das Linhas 1, 2 e 4 vai começar às 7h. Por medida de segurança, netre 8h30 e 10h, o serviço da Linha 2 será interrompido. As estações entre Pavina e Estácio serão reabertas 30 minutos após a liberação da área. As Linahs 1 e 4 funcionarão até 23h, sem interrupção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *