Prefeitura Presente leva serviços de saúde, assistência social e atividades à população de Nova Iguaçu

Com o marido vivendo apenas com uma renda mensal de um salário mínimo, a desempregada Daiane Câmara de Oliveira, de 19 anos, deu nesta quinta-feira (05), um passo importante para regressar ao mercado de trabalho para ajudar no sustento de sua família. Ela conseguiu tirar a segunda via da carteira de trabalho. A jovem foi uma das centenas de pessoas que marcaram presença na 14ª edição do programa ‘Prefeitura Presente’, que esteve na Escola Municipal Dr. José Brigagão Ferreira, no bairro Carlos Sampaio, em Austin. O projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu tem como objetivo levar ações gratuitas aos bairros mais afastados do centro comercial.

“Vim tirar a carteira de trabalho pela primeira vez para conseguir o primeiro emprego.  Preciso trabalhar para ajudar em casa. Esse projeto está dando uma força para conseguir melhorar de vida”, comentou Daiane.

Moradora de Carlos Sampaio, a dona de casa Ingrid de Almeida Quirino, 21, participou pela segunda vez do ‘Prefeitura Presente’ e passou por testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, além de fazer o recadastramento do Bolsa Família. Na primeira edição que ela participou em Austin, Ingrid tirou a carteira de identidade.

“Além de passar por todas as tendas de serviços, enquanto fazia o recadastramento do Bolsa Família, minha filha brincava no espaço do projeto ‘Matemática na Praça’. Ela aprendeu e se divertiu. Vou voltar a participar desta ação em Austin. Nunca vi isso no bairro”, afirmou Ingrid.

Quem esteve no local ainda deu entrada na isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de outros estados, cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, Vale Social, carteira de trabalho, ID Jovem, distribuição da caderneta do idoso e reconhecimento de paternidade.

 A presença da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) com o projeto ‘Matemática na Praça’ também atraiu muitas crianças, que através de jogos e brincadeiras, aprenderam sobre a matemática.

De acordo com o prefeito Rogerio Lisboa, que participou de uma partida de damas com moradores, a ideia é expandir ainda mais o projeto ‘Prefeitura Presente’.

“Esse conjunto de ações envolve toda a prefeitura, que passa a andar pela cidade com seus serviços. Carlos Sampaio é uma região distante e estamos expandindo ainda mais esse projeto e a ideia estar com a ação em vários locais ao mesmo tempo”, garantiu Lisboa.

O ‘Prefeitura Presente já passou pelos bairros de Cabuçu, Dom Bosco, Prados Verdes, Parque Todos os Santos, Lagoinha, Cacuia e Austin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: