Prefeitura do Rio promove mutirão de limpeza de praias e Lagoas

A Prefeitura do Rio de Janeiro promove neste sábado, dia 21 de setembro, diversas ações para celebrar o Dia Mundial da Limpeza, o Dia da Árvore e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Por meio das Secretarias do Meio Ambiente, da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, além da Comlurb, foram programadas atividades que incluem mutirão de limpeza de praias e lagoas, e atividades de lazer para pessoas com deficiência na Praia de Copacabana.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAC) promoverá um grande mutirão para limpeza de praias e lagoas do Rio, para celebrar o Dia Mundial da Limpeza. A ação vai acontecer a partir do Leme e se estenderá por toda a orla até o Recreio dos Bandeirantes, passando pela Lagoa Rodrigo de Freitas, Lagoas da Barra e Canal de Marapendi.

Resultado de imagem para limpeza no rio de janeiro praias

Na Praça Almirante Júlio de Noronha, em frente ao Forte Duque de Caxias, na Praia do Leme, haverá atividades que contemplam meio ambiente, esporte, cultura e lazer, para toda a família, em dez tendas montadas no local. Com isso, o Rio e mais 800 cidades brasileiras se juntam a mais de 160 países no World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza. O objetivo é chamar a atenção de todos para a grande geração de lixo, para o descarte inadequado, e para a necessidade de mudança nos hábitos.

Serviço
Local: Praça Almirante Júlio de Noronha, em frente ao Forte Duque de Caxias, na Praia do Leme.

Horário e programação:
·       8h – Oficinas de educação ambiental, oficina de mudas da Mata Atlântica, oficina de reaproveitamento e coleta seletiva, atividades lúdicas, teatro, shows de artistas comprometidos com a causa, e encerrará com o espetáculo Projeto Humano Novo, que apregoa equilíbrio e sustentabilidade através da música nordestina.

·       9h – Começa a ação de limpeza das praias e lagoas em vários locais ao mesmo tempo

Pontos de Limpeza:
Fundão: UFRJ – COPRI – Engenharia Ambiental
Praia de Copacabana Posto 4 – Instituto Aqualung
Praia de Copacabana Posto 2 – Clean Up The World
Praia da Urca: BG 500 e parceiros
Praia do Leblon: entre Postos 11 e 12 – Quiosque Azur
Praia de Ipanema Posto 11: Clean Up The World e parceiros
Praia de Ipanema Posto 8: Pólem com Recicla Orla
Praia de Copacabana Posto 6: Projeto Ilha do Rios
Lagoas da Barra: SOS Lagoas e parceiros
Lagoa Rodrigo de Freitas – SOS Lagoa e parceiros
Recreio dos Bandeirantes: Recicla Surf e parceiros

·       9h30 – Apresentação da Peça de Teatro Batalha da Natureza – público infantil

·       12h – Show do Grupo Humano Novo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente contou com a parceria das seguintes entidades na promoção das atividades no Leme: Sesc/RJ, Comlurb, Projeto Humano Novo, Instituto Mar Adentro, Bota Pra Girar, Unisuam, UFRJ, Clean Up the Word, e Amigança Produções.

Plantio de 300 mudas  na Lagoa

·       O Instituto Conhecer para Conservar, mantido pelo Grupo Cataratas (AquaRio, RioZoo e outros) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente reúnem voluntários para o plantio de 300 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica, no Parque da Catacumba, na Lagoa.

 ·       A partir das 9 horas, serão plantadas 70 mudas de ipês de diferentes cores, na orla da praia da Guanabara na Ilha do Governador. Todo o preparo foi realizado por apenados do sistema prisional que participam do Programa Replantando Vida da Cedae. Eles estarão no local orientando os voluntários como se deve realizar o plantio das mudas, que foram produzidas nos viveiros da Cedae.

Atividades da Comlurb de apoio ao Dia Mundial da Limpeza e Dia da Árvore:

·       Apoio à ação desenvolvida pela ONG SOS Lagoas, movimento da sociedade civil que atua em prol da recuperação do Sistema Lagunar de Jacarepaguá.

·       O gari Renato Sorriso e o grupo musical da companhia, Chegando de Surpresa, levarão músicas de conscientização, com letras que falam do descarte correto de resíduos, para a Praça Soldado Geraldo da Cruz, na Barra da Tijuca, a partir das 9h.

·       No mesmo local, a equipe do Rio Novo Olhar fará plantio de mudas de Ipês e Paineiras, já que sábado também será comemorado o Dia da Árvore. No fim do evento a Companhia fará a remoção dos resíduos orgânicos e os encaminhará ao destino correto, no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica. 

·       A Comlurb estará presente no evento World CleanUp Day, promovido pela Marinha do Brasil, na Praia de Copacabana, com concentração na Praça Júlio de Noronha, e encaminhará os resíduos para o CTR-Rio.

·       Ainda em Copacabana, a Companhia dará o destino final a parte dos resíduos recolhidos durante o evento Clean Up The World, próximo à Pedra do Leme, a partir das 10h.

·        Uma outra equipe da Comlurb ajudará na remoção de resíduos recolhidos nas Praias da Freguesia, do Bananal e do Barão, em ação promovida pela Faculdade CNEC Ilha do Governador.

·       Em apoio ao Movimento de despoluição do Canal das Taxas, a Comlurb participará do mutirão de limpeza nas margens do canal, na altura da Avenida Gilka Machado.

Acessibilidade Carioca

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia promove evento no Posto 2 da Praia de Copacabana, em parceria com a Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Secretaria de Meio ambiente, Ação social, Comlurb, CET-Rio, e Secretaria de Educação. O objetivo é incentivar a ida de pessoas com deficiência à praia com acessibilidade, desde a estação do Metrô Arcoverde (Copacabana) até a beira do mar, com o uso de cadeiras anfíbias.

Haverá ainda um Circuito Sensoriomotor para crianças menores e maiores, atividades para cadeirantes com bolas e acessórios, uma tenda com assistentes sociais esclarecendo sobre direitos das pessoas com deficiência e oficina de artesanato (Fazendo arte na praia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: