Prefeitura de Japeri abre novas vagas para os cursos de Libras e Braile

A Prefeitura de Japeri está com vagas abertas para os cursos de Libras e Braile. Serão novas doze turmas nos períodos da manhã e tarde, contemplando os módulos I, II, III e IV. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Rosária Loureiro, 181, centro de Japeri, ou nos locais de realização dos cursos.

A formatura dos cursistas do último semestre ocorreu nesta terça-feira (7), com aproximadamente 120 formandos. Dentre esses, pessoas da comunidade, professores, alunos, profissionais da área de educação e outros interessados em adquirir conhecimentos para estabelecer comunicação com pessoas com deficiência.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo principal desses cursos é investir na formação dos profissionais e alunos de Japeri, aumentando as possibilidades de sucesso escolar e contribuindo para inclusão, além de oferecer a todos os interessados conhecimentos sobre educação inclusiva.

Neste último semestre, o Curso de Libras formou oito turmas, entre os módulos I, II e III, sendo os formandos do módulo III os primeiros a concluir a carga horária de 180 horas.

Já no Curso de Braile, quatro turmas foram formadas, tornando cada vez mais alunos aptos a informar e incluir pessoas com deficiência visual.

Sem comunicação não há total inclusão

A secretária de Educação, Roberta Bailune, afirmou que os cursos de Libras e Braile são necessários para manter a comunicação com os alunos que possuem necessidades especiais.

“Hoje, evoluímos muito. Estamos conseguindo caminhar, progredir e qualificar melhor as pessoas. Tenho certeza que não foi fácil para ninguém ir aos cursos, permanecer, mas quando temos um foco e acreditamos que vai dar certo, a gente consegue atingir. E hoje cada formando é uma prova de que a determinação faz a diferença”, declarou.

A formanda em Braile, Ingridi Nascimento, de 43 anos, definiu a escrita como enriquecedora. “O Braile para mim abriu vários horizontes na área de aprendizagem porque eu não tinha noção de como usar e trabalhar com ele. Peço muito para que a Prefeitura continue com esses cursos e com cada vez mais módulos, disponibilizando o aprendizado e investindo nos professores e em materiais”, solicitou.

Confira as vagas:

LIBRAS

Engenheiro Pedreira – Escola Municipal Bernardino de Melo

Módulo I – terça-feira (9h às 12h)

Módulo II – terça-feira (13h às 16h)

Módulo III – quarta-feira (9h às 12h)

Módulo IV – quarta-feira (13h às 16h)

Japeri – Escola Municipal Pastor Aristides Arruda

Módulo I – quinta-feira (13h às 16h)

Módulo II – terça-feira (13h às 16h)

Módulo III – terça-feira (9h às 12h)

Módulo IV – quinta-feira (9h às 12h)

BRAILE

Engenheiro Pedreira – CIEP 401 (Celita Rodrigues)

Módulo I – quinta-feira (9h às 12h)

Módulo II – quinta-feira (13h às 16h)

Japeri – Sala dos conselhos (Chacrinha)

Módulo I – quarta-feira (9h às 12h)

Módulo II – quarta-feira (13h às 16h)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *