Prefeitura de Itaguaí realiza atividades voltadas para os idosos nas unidades de saúde

Manhã de palestras sobre envelhecimento ativo na ESF Teixeira

Aconteceu nesta última sexta-feira (04/10) um encontro de idosos na ESF Teixeira. Realizado pela Prefeitura de Itaguaí, através da Secretaria de Saúde, o projeto Envelhecimento Ativo tem intuito de esclarecer dúvidas sobre a melhor maneira de chegar à terceira idade de uma forma saudável através de palestras com profissionais da área.

No encontro, a fisioterapeuta Daniella Aparecida de Carvalho, a nutricionista Rachel Saporito e a enfermeira Aparecida de Fátima Martins Matias explicaram como as pessoas com mais de 60 anos podem fazer para ter uma alimentação saudável, a importância da água para pressão arterial e sobre os melhores calçados para se evitar quedas. Foi falado também como praticar atividades físicas, dormir bem e participação social interferem positivamente para o envelhecimento sadio.

As profissionais alertaram que a taxa de suicídio entre idosos tem aumentado e por isso é recomendado que eles tenham projetos que ainda queiram realizar. Outro alerta que elas fizeram foi para automedicação e cuidados que se deve ter quando a pressão aumenta. Neste caso, por exemplo, é recomendado que não se deite, pois aumenta as chances de um acidente vascular cerebral (AVC). A reunião foi aprovada por todos.

– Essa reunião fez muito bem para mim. Trabalho o dia todo na cozinha e não tenho muito tempo para me cuidar. As informações me ajudaram bastante – disse Maria de Fátima Basílio, 62 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito