Prefeitura de Itaboraí realiza reforma e ampliação em escolas municipais

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação está realizando uma série de obras de reforma e ampliação de escolas no município, com o objetivo de melhorar as condições físicas para os alunos e servidores, além de oferecer mais vagas de ensino.

Dentre as unidades contempladas estão, a Escola Municipal Nanete Lima Chagas, em Joaquim de Oliveira; Escola Municipal Natércia Rodrigues Rocha, em Quissamã; Escola Municipal Ângelo Buriche Coutinho, em Curuzu e a extinta Escola Municipal Dr. Samuel da Silva Garcia, em Vila Brasil (que vai se transformar em Centro Municipal da Educação Infantil).

Em mais uma visita aos locais de obras, o secretário municipal de Educação, Marcos Dias ressaltou que está aguardando a liberação de recursos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, já para o próximo ano, com o intuito de ampliar e reformar mais unidades escolares.

45493431344_bbea951de7_z

“Esta é uma determinação do prefeito, Dr. Sadinoel Souza, e estamos trabalhando para cumprir. Todas as unidades escolares que estão passando por reforma serão entregues à população já no início do ano letivo de 2019. Exceto ab Samuel Garcia, que será transformada em Cemei, e com previsão de conclusão no segundo semestre do próximo ano”, frisou o gestor da pasta.

As obras de ampliação na Escola Municipal Nanete Lima Chagas foram iniciadas em agosto deste ano e já estão com aproximadamente 85% de conclusão. Foram finalizados os emboços, telhados, parte elétrica e hidráulica, dentre outros. A escola será beneficiada com mais seis salas de aulas para a Educação Infantil, para alunos de 4 e 5 anos. Além de um novo refeitório, cozinha, despensa, banheiros e pátio aberto. Todas as novas salas terão solário (local descoberto reservado ao banho de sol), e três salas terão local para descanso dos pequenos.

O local das obras contemplam aproximadamente 450 metros quadrados, e cada sala possui uma média de 37 metros quadrados. E irá oferecer 240 novas vagas. Atualmente, a Escola Municipal Nanete Lima Chagas conta com 322 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º) e 36 funcionários, nos turnos manhã e tarde. Ao todo são sete salas, refeitório, cozinha, despensa, banheiros, secretaria, sala de professores e pátio coberto com brinquedos. Uma passarela coberta com policarbonato fará a ligação entre as duas construções (antiga e a nova).

45493431764_c974fc76e3_z

Interessados têm até o dia 19 de dezembro para realizar a pré-matrícula, por meio do endereço eletrônico www.seme.itaborai.rj.gov.br ou nos polos de atendimento no município, distribuídos pelos oito distritos da cidade, em 23 escolas municipais e no Núcleo Tecnológico Municipal (NTM).

Segundo a diretora da Nanete Lima Chagas, Célia Maria da Fonseca, a ampliação da escola irá beneficiar muitas famílias do bairro, que necessitam de uma escola para atender seus filhos. “A comunidade é muito boa e participativa, e precisa dessa estrutura de ensino. Estou diretora aqui há dois anos é não tenho o que reclamar da localidade. A obra está avançada e os funcionários dela são caprichosos”, disse Célia Maria.

Na Escola Municipal Natércia Rodrigues Rocha estão sendo construídas mais três salas de aula para atender o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e banheiros. Já na Escola Municipal Ângelo Buriche Coutinho está sendo finalizada as obras que foram iniciadas e paralisadas pela antiga gestão. A unidade passa por reforma completa, incluindo telhado, piso, parte elétrica e outros. E a extinta Escola Municipal Dr. Samuel da Silva Garcia será transformada em Cemei, para atender a demanda e necessidade da localidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: