Prefeitura de Itaboraí oferece merenda de qualidade em escola no Picos

A Escola Municipalizada Maria das Dores Antunes, em Picos, localizada em área rural, conta com apenas 108 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). E destes, mais de 100 estudantes se alimentam diariamente na unidade escolar, com alimentação de qualidade e cardápio nutritivo.

A instituição conta ainda com um diferencial, uma horta escolar. E dentre os alimentos, tomate, couve, hortelã, cheiro verde, salsinha, alface, berinjela, banana, limão, goiaba, pinha e morango. A horta é cuidada pelas auxiliares de serviços gerais e os alunos ajudam no cuidado e na colheita, dos gêneros alimentícios que também são servidos nos pratos das crianças.

Segundo a diretora da escola, Daniele da Silva Fernandes, são contados nos dedos os alunos que não comem na escola. Geralmente os alunos do turno da tarde, que já almoçam em casa, mas comem o lanche da tarde. Para ela, a alimentação de qualidade da escola é de suma importância para os alunos, e ainda o incentivo que os profissionais fazem para que as crianças comam legumes e verduras.

49059680471_46f0c37703_c

“A comida é servida na hora, de acordo com a preferência do aluno, e no refeitório a gente incentiva o consumo da salada. Colocamos um tabuleiro bem colorido e falamos dos benefícios das verduras e legumes, e eles estão adorando, comendo bastante”, comentou a diretora.

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo investe em alimentação escolar de qualidade nas 94 escolas que fazem parte da rede municipal de ensino. Dentre os alimentos estão feijão, arroz, macarrão, chocolate, leite em pó, frutas, legumes, verduras, carnes e outros. E ainda alimentos fornecidos por agricultores rurais do município, que são no mínimo 30%, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que concede crédito rural aos agricultores e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que permite o fornecimento de alimentos para o cardápio escolar.

49059168778_c87dea7f01_c

A aluna da Educação Infantil, Giovana Lopes, 6 anos é uma das crianças que gosta de salada. No seu prato, cenoura, chuchu, beterraba e tomate, além de arroz, feijão, farofa e carne com batata. “A comida da escola é muito gostosa, aprendi a comer salada aqui e também em casa”, disse Giovana.

A escola recebe quinzenalmente a visita da supervisora de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Sectur), Ana Beatriz Garcia. Dentre as atribuições, está o controle dos alimentos para que não venha a faltar o quantitativo diário dos alimentos; organização e limpeza da despensa, onde ficam armazenados os gêneros alimentícios; análise do cumprimento do cardápio estipulado pela Coordenação de Alimentação Escolar da Sectur e outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito
%d blogueiros gostam disto: