Prefeitura de Guapimirim realiza caminhada de prevenção ao suicídio

Na manhã desta terça-feira (10), a Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, realizou uma caminhada de prevenção ao suicídio e valorização da vida. O evento marcou as celebrações do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é comemorado no dia 10 deste mês,e do movimento “Setembro Amarelo”, que busca abrir espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância dessa discussão.

A sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no bairro Paiol, foi o ponto de encontro para as pessoas. A manifestação seguiu pela Avenida Dedo de Deus em direção à Praça Paulo Terra, onde foi encerrada com uma linda apresentação musical realizada pelos assistidos do CAPS.

Também na Praça Paulo Terra, havia uma exposição de quadros e artesanatos confeccionados pelos usuários do CAPS nas oficinas terapêuticas.

Além disso, foram distribuídos folhetos informativos sobre prevenção do comportamento suicida e os assistidos pelo CAPS deram depoimentos ao final da caminhada.

O evento contou com a presença de alunos das escolas municipais: Maximino José Pacheco e Ilza Junger Pacheco, assim como profissionais das Secretarias: de Assistência Social e Direitos Humanos, Educação e Saúde.

“Ações como esta são importantes para conversarmos sobre assuntos ainda estigmatizados pela sociedade, e o suicídio é um deles. É preciso falar sobre esse tema, além de informar à população coma finalidade de prevenir o comportamento suicida em todas as esferas”, destacou Dr. Roberto Petto, Secretário de Saúde.

Para Flaviane Babick, Coordenadora de Saúde Mental, a proposta é proporcionar cuidado compartilhado para usuários dos serviços e promover a reinserção dessas pessoas na sociedade. “Também estamos trabalhando nas escolas do município com palestras de conscientização, porque os jovens são os grandes identificadores dessas situações”, acrescentou Flaviane.

Além do Secretário de Saúde, Dr. Roberto Petto, e de Flaviane Babick, coordenadora de Saúde Mental, prestigiaram o evento: o subsecretário de Saúde, Rafael Tressi; a coordenadora administrativa do CAPS, Osana do Nascimento; a subsecretária de Educação, Cristina Dias, e o chefe de Gabinete, Renato dos Santos, que representou o Prefeito Zelito Tringuelê.

Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o suicídioé uma das principais causas de morte no país, ocorrendo em sua maioria entre jovens na faixa de 15 a 35 anos. E em Guapimirim, os dados também são alarmantes. Cerca de cinco tentativas de suicídio são registradas, semanalmente.

Dessa mesma forma, é importantíssimo lembrar que em caso de crise, o protocolo correto é acionar o SAMU para levar o indivíduo até o hospital mais próximo.

Sobre o CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) localiza-se na Rua Rogério Cortez, n°100, no bairro Paiol, e funciona das 08h às 17h, com ambulatório de Saúde Mental.

A equipe da Saúde Mental oferece, no CAPS, um atendimento multidisciplinar, composto por médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras e oficinas terapêuticas, que buscam uma melhor qualidade de vida para aqueles que precisam de ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: