Prefeitura de Duque de Caxias inaugura Centro de Saúde Auditiva

A Prefeitura de Duque de Caxias inaugura, nesta segunda-feira (13/08), o Centro de Saúde Auditiva do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. O atendimento especializado vai ser implantado no hospital após a Prefeitura constatar a grande procura de pessoas que sofreram algum processo de perda da audição no município. No Centro, os pacientes vão ter acesso a exames de comprovação de surdez, encaminhamentos para tratamentos específicos, terapia fonoaudiológica e próteses. Todo o atendimento oferecido será gratuito.

O local vai contar com equipamentos de alta tecnologia como audiômetros, imitanciômetros, beras e hai-pro, que são aparelhos usados no tratamento e no combate à perda de audição. A expectativa da Prefeitura é de atender a uma média de 200 pessoas por dia, alcançando a marca de 2 mil atendimentos por mês e a colocação de próteses em 300 pacientes mensalmente, podendo ser uma ou duas próteses por pessoa.

O serviço especializado vai contar inicialmente com cerca de 40 funcionários, entre fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, neurologistas, pediatras, assistentes sociais, psicólogos e profissionais administrativos. Os pacientes passarão pela consulta e, em seguida, poderão ser submetidos a exames de audiometria,
impedanciometria e exames bera com sedação. O local será o único da Baixada Fluminense a oferecer este último em centro cirúrgico.

Constatada a necessidade de uso de próteses pelos pacientes, as mesmas serão fornecidas gratuitamente pela Prefeitura, sem nenhum custo para a
população. Outro diferencial do serviço vai ser a oferta de terapia fonoaudiológica para crianças e adolescentes com perda auditiva com o objetivo de desenvolver a linguagem. Após a implantação do Centro, a PMDC poderá buscar a realização de implante coclear no hospital.

Foram investidos aproximadamente R$ 700 mil em equipamentos e aparelhos. No Centro de Saúde Auditiva poderão ser atendidas pessoas de qualquer idade. O atendimento será de 2ª a 6ª feira, das 7h às 17h, no primeiro andar do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, que fica na Rodovia Washington Luiz, na altura do Parque Beira Mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *