Prefeito de Japeri, Cezar Melo recebe comitiva chinesa da cidade de Dazhou

O prefeito de Japeri, em exercício, Cezar Melo recebeu nesta terça-feira (6) uma comitiva chinesa liderada pelo secretário geral da cidade de Dazhou, Xu Guobin.

No encontro, que contou também com a participação do presidente do Centro de Integração e Desenvolvimento Brasil&China, Mário Estrela, e do especialista em comércio internacional Luiz Carlos Filho, foi abordada a possibilidade de um intercâmbio comercial e cultural entre as duas cidades.

Xu Goubin recebeu informações do prefeito Cezar Melo e de secretários municipais, sobre o potencial econômico e logístico de Japeri. Ele explicou que tem interesse de fazer parceria com o município da Baixada Fluminense, não só no setor agrícola, mas também em outras atividades econômicas.

Já Cezar Melo mostrou-se interessado em concretizar uma parceria com os chineses. “Até porque, precisamos desenvolver o nosso município, atraindo empresas e gerando empregos, renda e riqueza”, disse.

A cidade de Dazhou, com 7 milhões de habitantes, é um importante centro de transporte fluvial e terrestre para aquela região da China e um dos principais centros comerciais da província de Sichuan.

O secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Vinícius Araújo, explicou aos chineses que Japeri, localizado ao lado da Serra do Mar, com 82 quilômetros quadrados de extensão, é uma região que dispõe de clima e índice pluviométrico favoráveis e mais de 50% de áreas propícias ao desenvolvimento agrícola.

Araújo lembrou ainda no encontro que Japeri já foi grande produtor e exportador de suco de laranja e banana para a Europa e Estados Unidos.

Com três condomínios industriais, envolvendo mais de 40 empresas, o município possui ainda logística perfeita para investimentos econômicos, já que dispõe de vários rios, a exemplo do Guandu, ferrovia para passageiro e cargas, além de duas rodovias estaduais e duas federais, ligando a região ao Porto de Itaguaí e a outros estados.

Participaram ainda do encontro, os secretários municipais de Agricultura, Reginaldo Santos; e de Desenvolvimento Econômico, Luiz Barcelos; o secretário executivo de Assuntos Institucionais, Ciência e Tecnologia, Odair Tomé, além do 1º secretário da Mesa Executiva da Câmara Municipal, vereador Guigo da Padaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *