Praça Seca recebe ação comunitária neste sábado

O Governo do Estado do Rio de Janeiro participa, neste sábado (9/6), até as 16h, da ação comunitária na Vila Olímpica da Praça Seca, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. O mutirão social é realizado pelo Gabinete de Intervenção Federal e o Comando Conjunto em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais,  além de instituições jurídicas e da iniciativa privada. Na ação, os moradores da região têm acesso a serviços de saúde, direitos humanos e trabalho e renda.

Diversos órgão estaduais atendem à população. A Secretaria de Saúde montou uma estrutura para vacinação contra a febre amarela. Já a Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos promove assistências jurídica, psicológica e social às mulheres e idosos. A Secretaria de Trabalho e Renda oferece Intermediação de Mão de Obra por meio do Balcão de Empregos. A emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social é feita por intermédio do Ministério do Trabalho, que entrega o documento no ato do cadastro, sem a necessidade de espera.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social disponibiliza os seguintes serviços: isenção de taxa para a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de identidade e celebração de casamento; serviço de cabeleireiro e atendimento médico simples, aferição de pressão arterial, prevenção de endemias, saúde bucal e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), medindo peso e altura das pessoas, além de atendimento e encaminhamento de famílias com crianças e adolescentes desaparecidos, assim como em situação de vulnerabilidade social.

– Este evento é um marco. O Estado atua levando ações sociais muito importantes para a população da Vila Olímpica da Praça Seca. Essa ação visa trazer cidadania à população local, e contempla inúmeros serviços já oferecidos pelo governo estadual, de uma forma concentrada – explicou o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Carvalho Neves, que representa o governador Luiz Fernando Pezão no mutirão.


Detran

Já o Detran conta com uma tenda para emissão gratuita de carteira de identidade.  Os cidadãos que quiserem acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP podem levar estes documentos originais para unir à identidade.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e a Defesa Civil Estadual participam da ação comunitária na Praça Seca promovendo ações diversas. Os militares do Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-hospitalar (CEPAP) marcam presença com exposição de materiais operacionais utilizados no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e com apresentação de palestras e demonstrações práticas de primeiros-socorros e prevenção de acidentes. Os agentes da Defesa Civil Estadual realizam ações de prevenção a desastres.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *