Plano de vacinação contra a gripe muda no RJ: idosos e profissionais de saúde são prioridade

Secretaria muda estratégia de vacinação contra a gripe — Foto: Mauricio Bazilio/SESA Secretaria estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro decidiu mudar a estratégia de vacinação contra a gripe. O público-alvo passou a ser idosos e profissionais da saúde.

A pasta também comunicou que a imunização ocorrerá por faixas etárias e começa a valer nesta quarta-feira (25). Após a intensa procura pela vacina, no entanto, municípios já registravam falta das doses e tiveram que interromper a campanha nesta quarta (25):

  1. Niterói
  2. Nova Iguaçu
  3. Nilópolis
  4. Belford Roxo
  5. Mesquita
  6. Magé
  7. Guapimirim

A secretaria afirmou que “a competência de entrega de vacinas aos estados é do Ministério da Saúde” e aos estados cabe distribuir o material aos municípios.

Veja o calendário por faixa etária e datas:

  • Entre 25 e 28 de março – 80 anos ou mais;
  • Entre 30 de março e 3 de abril – 70 e 79 anos;
  • Entre 6 a 14 de abril – 60 e 69 anos.

A partir do dia 15 de abril, a imunização voltará a ser feita em todos os cidadãos com 60 anos ou mais.

‘Corrida desenfreada’ e prevenção

O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, explicou que as mudanças ocorreram porque houve uma “corrida desenfreada” aos postos de saúde.

“Por causa do coronavírus, houve uma corrida desenfreada aos postos de saúde. Essa adaptação foi motivada para preservar a população, que não deve se aglomerar enquanto espera para ser vacinada”, explicou o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito