PIB mostra que setor privado puxa crescimento do país, diz Ministério da Economia

O resultado do terceiro trimestre do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado nesta terça-feira (3), mostra que é o setor privado alavanca o crescimento do Brasil nesta recuperação da economia brasileira.

A avaliação foi feita ao blog pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, ao analisar o crescimento de 0,60% registrado entre julho e setembro deste ano.

“O resultado deixa claro que é o setor privado que puxa o crescimento. Mais setor privado e menos setor público. Será o melhor Natal dos últimos anos”, disse Sachsida.

O Ministério da Economia avalia que o país deve crescer cerca de 1% este ano e acelerar em 2020, quando a equipe de Paulo Guedes espera um crescimento que pode chegar a 2,5%.

Os dados do IBGE divulgados nesta terça mostram que o consumo das famílias e do investimento puxaram o crescimento.

O secretário de Política Econômica destaca principalmente o avanço nos investimentos, que cresceram 2%. A alta investimentos indica que as empresas começam a ter mais confiança em retomada mais acelerada da economia.

Já no setor público houve recuo dos investimentos Os gastos do setor público caíram 0,4%, diante do esforço do governo para combater o desequilíbrio das contas públicas. Com isso, o setor público perde um pouco de espaço no crescimento e abre espaço para o setor privado.

“Mais setor privado e menos setor público, é o que precisamos nesta nova fase do Brasil”, acrescentou Sachsida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito
%d blogueiros gostam disto: