Petrópolis tem o serviço de atenção básica de saúde melhor avaliado na região serrana

Petrópolis tem o serviço de atenção básica de saúde melhor avaliado na região serrana

serviço de atenção básica oferecido pelas 44 equipes de saúde da família no município, está entre os que recebeu melhor avaliação da Secretaria de Saúde do Estado. Petrópolis é o único município na região serrana a se destacar no Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS).  A cidade também está entre os cinco melhores classificados, entre os 92 municípios do Estado.

Para conferir esse trabalho de perto, o prefeito esteve nesta terça-feira (27.08), no Posto de Saúde da Família (PSF) do Bataillard, um dos que contribuiu para que Petrópolis recebesse a avaliação positiva do Estado. O título vai gerar benefícios para a cidade, cerca de R$ 500 mil, para mais investimentos na rede.

O PSF do Bataillard atende cerca de 500 pessoas mensalmente entre consultas médicas, procedimentos, atendimentos em programas de saúde e em residências. A unidade conta com um médico, dois enfermeiros, um auxiliar, cinco agentes comunitários de saúde e equipe de apoio administrativo. O PSF tem capacidade de atender 3,5 mil moradores da comunidade.

“O atendimento é muito bom, venho sempre aqui, é muito importante esse serviço para a comunidade. Se não tivesse o posto seria muito difícil. Aqui faço todos os meus exames de rotina”, destaca a moradora, Diva Moreira, de 69 anos. O morador Jorge Canuto da Silva, de 54, teve que amputar um dedo e recorre ao atendimento com frequência. “Se não fosse esse posto eu teria perdido o meu dedo, tenho feito todo o meu acompanhamento aqui. Para a comunidade esse atendimento é muito importante. É uma estrutura excelente”, disse.

Na unidade, além dos atendimentos médicos e com nutricionistas são realizados procedimentos como aferição de pressão arterial, glicose, retirada de pontos, curativos, nebulização, além de atendimentos em grupo e nos programas de saúde como de gestantes, saúde escolar, hipertensão, diabete, planejamento familiar e alimentação saudável. 

Serviço de atenção primária é avaliada pela primeira vez no estado

Na primeira classificação realizada pela Secretaria de Estado de Saúde, Petrópolis consegue boa avaliação, que vai gerar mais recursos para avanços nos serviços já oferecidos. A equipe do PSF Bataillard é uma das 44 da rede de saúde da família que atuam em 37 unidades em toda a cidade atualmente. Cada equipe trabalha com a capacidade de atendimento de 3,5 mil pessoas ao ano por região. A avaliação quadrimestral do Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS) vai garantir mais investimentos para a rede. Os R$ 500 mil repassados ao município serão destinados a melhorias em infraestrutura e manutenção de insumos para o atendimento nas comunidades. Petrópolis recebeu essa boa avaliação logo na primeira classificação realizada pelo programa no Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: