Pazuello nomeia advogado de milicianos como assessor especial

Recém-nomeado “assessor especial” de Eduardo Pazuello — ministro interino da Saúde —, o advogado criminalista Zoser Plata Bondim Hardman de Araújo já defendeu chefes das maiores milícias do RJ.

Não está claro o que criminalista vai fazer no ministério.

Ricardo Teixeira da Cruz, conhecido como Batman, foi chefe da milícia conhecida como “Liga da Justiça” em meados dos anos 2000.

Batman havia fugido da prisão em outubro de 2008, onde cumpria pena de 9 anos e 8 meses, e, até ser recapturado – em maio de 2009 –, teria reassumido o comando da milícia.

Zoser defende Ricardo em um processo em que “Batman” foi denunciado por homicídio qualificado. Em 2007, ele, André Luiz da Silva Malvar e outros dois homens, segundo o Ministério Público, metralharam um carro na estrada do Mendanha, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

Em 2018, apesar de tentativas de relaxamento da prisão preventiva, a Justiça decretou que Ricardo e outro acusado, André Luiz da Silva Malvar, deveriam permanecer presos em presídio federal fora do Rio de Janeiro.

Batman fugiu do presídio de segurança máxima, Bangu 8, em outubro daquele ano, pela porta da frente, acompanhado de dois homens vestidos de preto. Ex-policial militar, foi expulso da PM em 1992, quando fazia parte do Batalhão de Choque.

Ex-banqueiro Salvatore Cacciola deixa prisão no Rio — Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito