Patrulha Maria da Penha realiza trabalho pioneiro em Duque de Caxias

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, implantou no município o projeto Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, com o objetivo de diminuir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A Patrulha Maria da Penha, criada em 08 de março de 2016, realiza um serviço pioneiro no combate e prevenção a violência contra a mulher, através da Guarda Municipal, no município de Duque de Caxias. O sucesso alcançado nesses dois anos de atividade, incentivou outras cidades como Macaé, Volta Redonda, Araruama, Rio das Ostras, Petrópolis e até mesmo Bogotá, na Colômbia, a também implantaram esse projeto.
O trabalho consiste em fazer a verificação do cumprimento das medidas protetivas, garantindo efetividade a lei Maria da Penha. A Patrulha recebe do juizado de violência doméstica e familiar as mulheres que tem medida protetiva e queiram participar do programa, a partir disso, é feito um projeto de segurança especial para essa mulher. A partir daí, a equipe da Patrulha Maria da Penha realiza visita a essas mulheres, investiga para ter a certeza de que a medida está sendo cumprida, orienta e encaminha para a rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica. 
Em quase três anos de projeto, com mais de mil atuações, a Patrulha tem índice zero de ocorrência de perca (morte de mulheres) nos casos envolvidos.

Em caso de descumprimento da medida protetiva de urgência, entre em contato com a Patrulha Maria da Penha pelo telefone 0800 26 3434, da Guarda Municipal de Duque de Caxias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: