Parlamento britânico vota hoje se aceita acordo de Johnson para o Brexit

Parlamentares do Reino Unido se reúnem em sessão extraordinária neste sábado (19) para decidir se aceitam ou rejeitam o acordo sobre o Brexit que o primeiro-ministro Boris Johnson acertou com lideranças da União Europeia.

Como o prazo para o Reino Unido se retirar do bloco se aproxima – o Brexit está previsto para 31 de outubro – e há expectativa para saber se o governo britânico conseguirá, enfim, deixar a União Europeia com um bloco, a imprensa local chama este dia de “supersábado”. Aliás, será a primeira sessão em um sábado desde a Guerra das Malvinas, em 3 de abril de 1982.

Se o Parlamento não aprovar o acordo, o Reino Unido pode se ver diante de mais um impasse sobre o Brexit. Boris Johnson quer que o país deixe a União Europeia em 31 de outubro com ou sem acordo, mas os parlamentares aprovaram uma proposta que impede uma retirada sem um pacto com o bloco. Além disso, os líderes europeus não parecem dispostos a aceitar um novo adiamento.

Há um ano, a ex-primeira-ministra Theresa May chegou a fechar um acordo com os líderes europeus. O Parlamento, porém, rejeitou o texto mais de uma vez. O impasse sobre o Brexit acelerou a queda da ex-premiê, que pediu renúncia em maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: