Outubro Rosa leva orientação às mulheres em Magé

O movimento que faz um convite não só para o autocuidado, mas também para o cuidado com outro diante do câncer de mama, tem ganhado força nas Unidades de Saúde da Família de Magé. A pandemia tem gerado uma sensação de insegurança e muitas mulheres deixaram de ir ao consultório para fazer seus exames de rotina por não se sentirem seguras diante deste vírus invisível. Por este motivo a equipe da USF Santa Dalila mobilizou as assistidas da unidade na tarde da última quarta-feira (14) para realizar uma ação de conscientização, autocuidado, informação e luta pela vida.

Para evitar aglomerações a ação dividiu as assistidas em grupos de 15 mulheres, com distanciamento entre as cadeiras, uso de máscaras durante toda a ação, aferição de temperatura e álcool gel 70% disponível em dispensadores, para higienização em livre demanda.

Além de palestras para as mulheres, o público mais atingido pelo câncer de mama, sobre o enfrentamento à doença, elas também foram orientadas sobre o câncer de ovário, câncer do colo de útero e saúde da mulher em geral.  

De acordo com Izabela Gonçalves, enfermeira-chefe da unidade “foi um dia lindo onde pudemos levar conhecimento para ajuda a salvar vidas. A gente sabe que o mês de outubro levanta uma questão bastante difícil e delicada que é o câncer de mama, mas levar conscientização e informação com amor, carinho e leveza é o nosso papel e ressaltar a importância da prevenção ao câncer de mama, que incluem o diagnóstico precoce e o seu rastreamento. As ações educativas também conscientizam mulheres sobre sinais e sintomas, permitindo um diagnóstico mais rápido e um tratamento mais eficaz”, explicou.

A ação foi finalizada com ‘Dia de Beleza’ onde foram oferecidas orientações gratuitas de auto maquiagem e consultoria da Claudiane Souza como voluntária. Com kits individuais de maquiagem, as próprias assistidas colocaram a mão na massa, resgatando beleza e autoestima, muita das vezes perdida na rotina do dia-a-dia.

A dona de casa, Maria Nazareth de 69 anos, é uma das pacientes da unidade e ressaltou “esse evento foi maravilhoso, nós aprendemos a nos cuidar, o autoexame que precisamos fazer. Me considero uma felizarda em participar deste dia tão especial. Agradeço muito a equipe desta unidade, eles são muito competentes, atenciosos, tira todas as nossas dúvidas. Só não aprendeu aqui quem não quis aprender. Participei das orientações de maquiagem, e também estou me sentindo muito linda”.

Iniciativas que salvam vidas

De acordo com a coordenação do Programa de Saúde da Mulher do município, as iniciativas estão realizadas em todas USFs se adequando o novo normal. Na USF de Barão de Iriri no primeiro distrito, com 1.286 cidadãos cadastrados, a campanha de prevenção ao câncer de mama foi realizada com as assistidas que colocaram a mão na massa no 2º concurso de bolo, resgatando e valorizando seus talentos culinários. A ação foi em pequenos grupos para evitar as aglomeração de pessoas.

Acesso aos exames de diagnóstico
As Unidades de Saúde da Família realizam a busca ativa mensalmente para realizar o procedimento de preventivo. É através do exame que se faz o diagnóstico do câncer do colo de útero, e as mulheres também são orientadas a respeito do autoexame para que observem sua mamas e as palpem com mais naturalidade. Quem está na faixa etária de risco ou possuem fatores genéticos, também são encaminhadas através das USFs o exame de mamografia. E se houver prioridade ou sinalização de urgência, os pedidos são enviados para a Central de Regulação de Exames do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito