Operação Niterói Presente será ampliada para a Região Oceânica 

O governador em exercício Cláudio Castro assina, nesta terça-feira (6/10), um termo aditivo com a Prefeitura de Niterói para ampliar a Operação Segurança Presente na cidade. O programa vai reforçar o patrulhamento na Região Oceânica.  Atualmente, o Niterói Presente atua em oito bairros do município: Icaraí, Centro, Santa Rosa, Fonseca, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Barreto. 

Inaugurada em dezembro de 2017, a operação é um convênio do Governo do Estado do Rio com a Prefeitura de Niterói, responsável pelo pagamento dos policiais militares e agentes civis. O efetivo, de 230 agentes por dia, contará com mais 150 policiais/dia com a expansão para a Região Oceânica.     

Segundo um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Governo, os números de criminalidades indicaram queda em pelo menos 11 das 19 bases. As análises consideraram os meses de julho a outubro do ano passado, comparados ao mesmo período de 2018.

Um dos melhores resultados, baseado em dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), está na Tijuca, que recebeu o programa em janeiro do ano passado. Houve 91% de redução a roubos de celulares: 23 em 2018, contra dois em 2019. Ainda houve redução de 83% a roubos de lojas. Nessa modalidade foram registrados seis casos em 2018 contra somente um em 2019. Os roubos a pedestres caíram 48%, passando de 21 para 11 registros. 

Os assaltos de rua também registraram quedas nas bases de Ipanema, Nova Iguaçu, Bangu, Botafogo, Niterói, Centro, Aterro, Leblon e Méier.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito