Obras do Sistema de Abastecimento e Tratamento de Água de Campos Elíseos são retomadas

As obras do Sistema de Abastecimento e Tratamento de Água de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, foram retomadas nesta quinta-feira (9/8). O sistema beneficiará 58 mil habitantes. As melhorias estão incluídas no Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense, o maior pacote de investimento em saneamento do país.

– A expectativa é finalizar esta obra até dezembro. Temos outras obras em Duque de Caxias, e na semana que vem devemos colocar em funcionamento o sistema Cabuçu do Alto, em Nova Iguaçu. Há uma série de intervenções na Baixada Fluminense que ajudarão no desenvolvimento da região e na geração de empregos – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

O conjunto de obras inclui a construção de uma estação de tratamento com capacidade para 200 litros de água por segundo; assentamento de 156 metros de adutora de água tratada e 1.953 metros de adutora de água bruta; construção de dois reservatórios para armazenar 2,5 milhões de litros de água, cada; implantação de 28,4 km de troncos e redes e de 1.111 ligações domiciliares; e a instalação de uma estação elevatória de água bruta.

Com 75% das obras executadas nesta primeira etapa, o Programa de Abastecimento de Água para a Baixada conta ainda com a construção do Novo Guandu. Estão sendo realizadas intervenções nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu.

– A intervenção em Campos Elíseos foi incluída no Programa de Abastecimento de Água, ação que conta com investimento de R$ 3,4 bilhões.  Esperamos concluir esta obra o mais breve possível e normalizar o abastecimento na região – explicou o presidente da Cedae, Jorge Briard.

Já estão em funcionamento a adutora Nilópolis – São João de Meriti, o Sistema Cabuçu Baixo, em Nova Iguaçu, o sistema de abastecimento de Queimados e o Booster Austin-Queimados, em Austin. A previsão é de que o Sistema Cabuçu Alto entre em funcionamento ainda este mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *