Nova Iguaçu reforça vacinação contra poliomielite e sarampo neste sábado (18)

Apesar da cidade de Nova Iguaçu não ter nenhum registro de casos de sarampo e poliomielite, o município vêm reforçando a vacinação contra as doenças e realiza neste sábado (18), o Dia D vacinação. Ao todo, serão 60 postos de saúde abertos, das 8h às 17h, para imunizar crianças de um ano a menores de cinco. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, mesmo para aqueles que já foram vacinados contras estas doenças.
Desde o início deste mês, os postos de saúde do município estão aplicando as vacinas. Durante a campanha, que segue até o dia 31/08, a meta é vacinar cerca de 43 mil crianças.
“É importante que pais e/ou responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde, com a caderneta de vacinação. Mesmo as crianças com a caderneta em dia, devem receber este reforço, com exceção daqueles que foram vacinados contra sarampo com menos de 30 dias. As vacinas são seguras e eficazes”, afirma o secretário municipal de saúde, Manoel Barreto.
De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, crianças que não tomaram nenhuma dose serão vacinadas com a VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Já as que já foram vacinadas com uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha. A vacina não tem contraindicações e pode ser aplicada, até mesmo, em crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
A vacina Tríplice Viral será aplicada em todas as crianças do público alvo da campanha, mesmo as que já foram vacinadas. A Tríplice protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
A lista completa dos postos de saúde que estarão aplicando a vacina neste sábado está no site www.novaiguacu.rj.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: