Nova Iguaçu realiza palestra sobre ‘Mulheres Negras e Desigualdades’

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu realizou na tarde desta terça-feira (30), a palestra ‘Mulheres Negras e Desigualdades’ em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. O evento aconteceu no auditório da Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Nova Iguaçu. A palestrante foi a professora e pesquisadora do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Heloisa Helena de Oliveira Santos.
“Temos que entender o porquê até hoje as mulheres negras têm mais dificuldades de acesso aos equipamentos de saúde. Há vários problemas que atingem esse grupo social. Falamos um pouco de como o preconceito, o machismo e o racismo atingem a vida das mulheres negras no Brasil”, contou Heloisa.


Foram homenageadas diversas mulheres negras do Brasil, como Tereza de Benguela, que coordenou o Quilombo do Quariterê, maior quilombo do Mato Grosso; Dandara dos Palmares, que lutou contra o sistema escravocrata do século XVII; Carolina de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil; Ruth de Souza, considerada a primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira, entre outras.
“Promover um debate e reflexão sobre a luta da mulher negra na sociedade que vivemos, com momentos de desigualdades e preconceitos é de suma importância para incentivar o empoderamento feminino”, afirmou a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros.
De acordo com Miriam Magali, coordenadora de Políticas para Mulheres de Nova Iguaçu, a palestra também é uma forma de homenagem às mulheres negras. “Estamos fortalecendo vínculos e essa luta de todas nossas mulheres negras, que vivem num mundo de desigualdade”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito
%d blogueiros gostam disto: