Nova Friburgo confirma dois casos de gripe H1N1

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, duas pacientes atendidas no Hospital Municipal Raul Sertã tiveram o diagnóstico de gripe H1N1 confirmado por exames laboratoriais, cujos resultados saíram na manhã nesta sexta-feira (10). Ambas são idosas, friburguenses, e não estavam imunizadas contra doença. Por isso, o município reforça o alerta para que as pessoas dos grupos de risco procurem pela vacina.

As pacientes buscaram o hospital com sintomas de influenza e passaram por testes que confirmaram a presença do vírus. Os exames foram realizados no Laboratório Central de Saúde – Lacen, no Rio de Janeiro, que é especializado neste tipo de análise e o resultado é considerado preciso. Esses são os primeiros registros de gripe H1N1 em Nova Friburgo neste ano. Um terceiro caso foi confirmado em um paciente de Cordeiro que foi atendido em um hospital particular de Nova Friburgo. Outros casos suspeitos ainda estão aguardando resultado do Lacen.

Para prevenir o aparecimento de outros casos, é importante vacinar as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos a partir de sessenta anos, professores e profissionais da saúde (mediante comprovação), doentes crônicos (mediante comprovação), gestantes e puérperas até 45 anos após o parto, policiais e bombeiros.

A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe segue até o dia 31 de maio nos Postos de Saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, de segunda à sexta-feira, no horário entre 8h e 16h30. A Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, também imuniza a população toda terça e quinta-feira, das 9h às 16h.

Além disso, as Estratégia de Saúde da Família estão cumprindo um calendário de imunização. Na próxima semana, as ESF de Galdinópolis e Macaé de Cima promovem vacinação na quarta-feira, 15 de maio, das 9h às 16h. No dia 20, segunda-feira, a ação será nas Estratégias de Rio Bonito da praça e Rio Bonito de Cima.

O Ministério da Saúde recomenda algumas medidas simples que podem ser adotadas por todos os cidadãos para proteção contra gripe Influenza:

Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Manter os ambientes bem ventilados;
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
Evitar aglomerações e ambientes fechados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: