MPF oficia gerência do INSS em Petrópolis sobre reabertura de agências

Diante da indefinição de data para reabertura de agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em municípios da Região Serrana, o Ministério Público Federal encaminhou um ofício à gerência de Petrópolis – unidade que é responsável pelo funcionamento das unidades na região  –  requisitando informações sobre o retorno do atendimento presencial nas agência que estão fechadas desde o início da pandemia de covid-19. O ofício questiona  a adoção das medidas sanitárias necessárias nas agências em virtude da pandemia de covid-19 e chegou a gerência regional de Petrópolis nesta quinta-feira (1º.10). O documento estabelece prazo de três dias úteis para que os questionamentos sejam respondidos.

De acordo com o MPF o documento foi encaminhado faz parte de um procedimento instaurado para acompanhar a reabertura das agências e medidas de prevenção à covid-19. A instrução da notícia de fato foi instaurada na Procuradoria da República no Município de Nova Friburgo para acompanhar o tema. O atendimento presencial, que havia sido suspenso desde março, foi  retomado em algumas agências do país no dia 14, mediante agendamento prévio, mas ainda sem a realização de perícias, o que gerou reclamações entre os que precisam do serviço.

O ofício solicita informações quanto ao retorno do atendimento presencial nas agências dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro e São José do Vale do Rio Preto, mas poderá beneficiar também moradores de Petrópolis, uma vez que a gerência das unidades fica na cidade Imperial.

Em nota, o INSS informou  que recebeu,  nesta quinta-feira (1º.10), o ofício do Ministério Público Federal sobre a situação das agências Teresópolis e Nova Friburgo e que, dentro do prazo legal, prestará todas as informações necessárias. O INSS esclarece ainda na nota que tem trabalhado para que a reabertura de agências na região serrana ocorra, de forma segura aos segurados e servidores, o mais rápido possível.

Na gerência de Petrópolis os atendimentos seguem sendo realizados de forma remota, com serviços disponibilizados no site do INSS; pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone, com ligações gratuitas pelo 135.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito