Mesquita sedia reunião da Baixada Verde

Resultado de imagem para sustentabilidade

O auditório da Prefeitura de Mesquita recebeu nesta terça-feira, dia 12 de março, representantes dos municípios que formarão o Conselho Regional de Turismo da Baixada Fluminense, o Baixada Verde. Anfitrião da reunião, Kleber Rodrigues, subsecretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, discutiu com os demais presentes assuntos relacionados à reunião que ocorrerá com a Secretaria de Estado de Turismo. A intenção do grupo é ressaltar o potencial da região e atrair a atenção dos poderes públicos, da sociedade civil e da iniciativa privada.
“Temos alguns produtos turísticos prontos, outros em vias de consolidação e também outros que precisam ser mais trabalhados. O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, Gleba Modesto Leal, tem sua entrada principal em Mesquita, pelo bairro da Coreia. Temos uma pista de voo livre na Chatuba, a Chaminé histórica do BNH e o Monte Horebe – que atrai muitos religiosos. A Estrada Feliciano Sodré hoje é uma galeria a céu aberto, com artes de grafiteiros, e Mesquita tem até um estádio de futebol, o Giulite Coutinho”, valoriza Kleber.
As reuniões para a formação do Baixada Verde são mensais e dos 13 municípios da Baixada Fluminense, dez estão reunidos no grupo – Paracambi, Guapimirim e Itaguaí não entraram no recorte geográfico definido pela Secretaria Estadual de Turismo. Há uma expectativa, inclusive, de reformatar essa regionalização junto ao governo estadual. Para os representantes dos municípios, há espaços em cidades que não entraram nessa seleção que podem ser importantes para o êxito da iniciativa.
“Muita gente não tem ideia do poder econômico da Baixada. Acham que se trata de um aglomerado de cidades-dormitório, sem prestar atenção no enorme potencial de turismo de negócios que existe aqui, por exemplo”, defende Julio Souza, Diretor de Turismo do município de Duque de Caxias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: