Mesquita já resolveu mais de 20 mil demandas registradas no Colab

Ferramenta online permite que população fiscalize a gestão pública e funciona há um ano e meio na cidade

Implantado em Mesquita em 2018, o Colab é uma ferramenta de gestão colaborativa utilizada por vários municípios do país. Esse canal direto entre a prefeitura e a população, em um ano e meio de utilização, virou referência nacional em palestras dos desenvolvedores da ferramenta. A explicação é fácil: o índice de resolução de demandas geradas ali impressiona. Em dados colhidos no último dia 14, o município conquistou a marca de 78,1% de registros atendidos no Colab. Na prática, isso significa que mais de sete em cada dez reivindicações feitas pelos mesquitenses já foram resolvidas. Nesses 18 meses de utilização o serviço já recebeu mais de 26.650 demandas. Com isso, Mesquita comemora em fevereiro mais de 20 mil demandas resolvidas só a partir da ferramenta.

Criamos meios de dar voz à população. Hoje, quando alguém me pede um serviço para uma rua ou um bairro, pergunto: ‘já inseriu isso no Colab?’”, explica Jorge Miranda, prefeito de Mesquita. Para Jorge, esse tipo de tecnologia representa uma mudança na própria forma de se fazer política. “Esse aplicativo é muito mais que um simples canal de comunicação: é a despolitização do serviço público. Acaba com aquela história de que precisa ser amigo de alguém influente para ver sua rua melhorar. Agora, você registra ali a sua reclamação ou pedido e a gente vai se esforçar ao máximo para resolver e não deixar aquela solicitação pendente”, argumenta.

A eficácia é tamanha que o Colab já responde por grande parte das demandas atendidas pela equipe de serviços públicos da cidade. “Essa ligação direta que é estabelecida entre a população e a prefeitura era exatamente o que queríamos conquistar. Até porque isso permite que as pessoas indiquem, ali, o caminho que devemos seguir. Quando a gente coloca os serviços públicos nas mãos da sociedade, é porque queremos, cada vez mais, nos preparar para conseguir atender a todas as demandas no futuro. E sempre de maneira transparente e honesta”, avalia o prefeito.

Como acessar

O acesso ao Colab pode ser feito via navegador de internet ou aplicativo. Pelo navegador, basta acessar o endereço https://app.colab.re/BR/RJ/Mesquita e se cadastrar. Já o aplicativo pode ser baixado por telefones com sistema operacional Android ou iOS, a partir de uma busca pelo próprio nome “Colab”. A plataforma digital reúne problemas urbanos e possibilita que a população realize postagens sobre reclamações ou sugestões de soluções na gestão pública. Entre as categorias pré-definidas, estão temas como entulho na calçada ou na rua, buracos nas vias, iluminação pública, esgoto a céu aberto, poda e retirada de árvore, maus tratos a animais, semáforo quebrado e bueiro entupido ou sem tampa, além de outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito