Mesquita amplia atendimento de exames laboratoriais e de imagem

A aposta em simplificar o acesso da população de Mesquita aos serviços de saúde trouxe resultados. Além da abertura de clínicas da família na cidade – cinco já estão funcionando –, o polo de regulação foi modernizado e a estrutura para exames laboratoriais e de imagem foi ampliada. Hoje, a oferta chega a 183 tipos de exames laboratoriais oferecidos no município e 16 exames de imagem realizados na rede municipal ou em clínicas conveniadas. Só no ano passado, por exemplo, foram feitos 685.337 exames laboratoriais, que atenderam 38.317 pacientes.
 
“Em relação aos exames de imagem, os mais procurados são os de raio-x, eletrocardiograma e ultrassonografia. Em Mesquita, temos exames de imagem sendo feitos em clínicas da família, na policlínica e na Ultraimagem. E também encaminhamos pacientes para a Imed, que fica em Belford Roxo”, avisa Dr. Emerson Trindade, secretário de Saúde de Mesquita.
 
 
Entre os exames de imagem realizados em Mesquita estão também, por exemplo, tomografia, mamografia, ecocardiograma, densitometria óssea, eletroencefalograma, ressonância magnética, angioressonância, Holter 24 Horas, colonoscopia, endoscopia, videolaringoscopia, endoscopia nasal e audiometria. Por mês, mais de 8 mil são realizados. Deste total, cerca de 2 mil são ultrassonografias, 1.580 são de raios-x e 1.920, de tomografias.
 
“Ressonâncias, por exemplo, são exames que vários municípios e até o estado tem dificuldade para marcar. Mas, em Mesquita, nós conseguimos oferecer com um tempo de espera inferior a um mês”, ressalta o técnico de regulação Fábio Oneas Marinho da Silva.
Exames laboratoriais
 
Quanto aos exames laboratoriais em Mesquita, os de rotina têm resultados entregues em cinco dias úteis, enquanto os mais específicos, como os hormonais e imunológicos, por exemplo, levam oito dias úteis para ficarem prontos. Preventivos são entregues em 26 dias e as biópsias, em 30 dias.
 
“O atendimento é realizado por demanda livre nas clínicas da família e com agendamento em outras unidades. No Laceme, por exemplo, a coleta começa às 7h e vai até 10h. Já nas demais unidades, a coleta também começa às 7h, mas se encerra às 9h30”, avisa Dr. Emerson.
 
 
 
 
Em julho, a Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, em Santa Terezinha, ganhou uma nova especialidade: alergista. A novidade acabou mexendo também na lista de exames laboratoriais disponíveis para os mesquitenses. “Mais 21 exames laboratoriais que são ligados a essa área foram inseridos na nossa grade de exames oferecidos pela Saúde de Mesquita”, informa a chefe de análises clínicas Sayonara Anunciação.
 
Em Mesquita, há dez unidades com coleta de exames: o Laceme; as clínicas da família Jacutinga, Dr. Jorge Campos, Edson Passos e Walter Borges; o laboratório do Centro da cidade (na Rua Mister Watkins 63); a UBS Parque Ludolf (Vila Emil); o CMS Paraná; a UBS Vila Norma; e a ESF Maria Cristina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito