Mais uma unidade de emergência e urgência está funcionando em Belford Roxo

Mais uma unidade de emergência e urgência está funcionando em Belford Roxo. Desta vez é a Unidade Mista do Lote XV, que foi reinaugurada pelo prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho. Acompanhado da primeira-dama Daniela Carneiro, do deputado estadual Márcio Canella e do secretário de Saúde, Vander Louzada, o prefeito reabriu a unidade que terá capacidade para atender cerca de 600 pessoas por dia de diversos bairros, além do Lote XV, como Wona, Vila Pauline, São Vicente, Parque dos Ferreiras, Vasco, entre outros.

A unidade, fechada há mais dois anos, ainda pelo governo anterior, estava abandonada e foi totalmente reformada, ganhando novas e modernas instalações. Ao assumir o governo, em 2017, o prefeito Waguinho visitou a Unidade Mista e ficou assustado com o cenário de abandono: macas quebradas e aparelhos que medem frequência cardíaca em péssimo estado, aparelho de raios-x desativado, pátio cheio de lixo e prometeu entregar a unidade totalmente reformada e reestruturada.

Funcionando 24 horas por dia, a unidade, que fica na Rua Manoel Antônio da Costa, irá atender, inicialmente, as especialidades de clínica médica e pediatria e terá ainda os serviços de raios- x, laboratório, farmácia, sala de sutura. A Unidade Mista do Lote XV conta com seis consultórios, 18 leitos (sendo sete na sala vermelha, seis na sala amarela, quatro na pediatria e um no setor de isolamento), um total de 225 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos.  A chamada para o pré-atendimento é feita através de um painel eletrônico.

Segundo o prefeito Waguinho, a reabertura da Unidade Mista do Lote XV vai beneficiar não somente moradores do bairro, mas também os das adjacências e de municípios vizinhos, como de Duque de Caxias. “Sabemos das necessidades da nossa população, especialmente no setor de saúde e estamos trabalhando para supri-las cada vez mais. Ao assumirmos o governo, pegamos todas as nossas unidades do município sucateadas. Em menos de dois anos, já reabrimos o Hospital Infantil, a UPA 24 horas, no Bom Pastor, e o Hospital Municipal, além de investir nas nossas unidades básicas e clínicas da família. Todas as unidades foram reformadas e estão bem estruturadas. Nossa população merece ser bem assistida e ter uma saúde de qualidade”, frisou o prefeito.

De acordo com o deputado estadual Márcio Canela, é muito gratificante ver o desenvolvimento do município. “A população esperava há muito tempo pela reabertura da unidade.  Hoje, o prefeito honra com o seu compromisso feito, logo assim que assumiu o governo. O local estava totalmente destruído. A nossa população pode se orgulhar de receber uma unidade com uma infraestrutura de ponta e profissionais qualificados”, acrescentou o deputado.

Ampliação de serviços

O secretário Vander Louzada informou que a Prefeitura está investindo cada vez mais na saúde. “Estamos ampliando os serviços nas unidades básicas e nas clínicas da família, para que a população tenha um acompanhamento básico na saúde. A Unidade Mista é mais um equipamento de qualidade que estamos entregando para nossos munícipes”, enfatizou o secretário.

O diretor médico Bernardo Matias do Nascimento disse que a unidade mista conta agora com uma infraestrutura necessária para anteder a população da melhor maneira possível. “Estamos com equipamentos de ponta e com profissionais qualificados para prestar um atendimento de qualidade”, resumiu.  A diretora administrativa Lígia Magna Amorim Pereira ressaltou que a unidade conta com duas ambulâncias e um gerador para melhor funcionamento.

A dona de casa Rejane Mattos de Oliveira, de 31 anos, foi uma das primeiras a ser atendida na Unidade Mista. Ela levou o filho que estava com dor e febre para receber atendimento no setor de pediatria. “Precisamos ter um hospital aqui. Antes, para ter atendimento médico tínhamos que ir a Duque de Caxias. Agora ficará tudo mais fácil”, disse, parabenizando o prefeito pela reforma.

Participaram ainda da inauguração secretários municipais, vereadores, membros do Conselho Municipal de Saúde e público em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *