Mais de 100 alunos se formam nos cursos de Libras e Braile, em Japeri

A Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na última terça-feira (4), mais uma Formatura dos cursistas de Língua Brasileira de Sinais e Braile.

Aproximadamente 100 formandos concluíram os módulos dos cursos, nas unidades de ensino Ary Shiavo e Bernardino de Melo, que sediaram o evento. Dentre esses, pessoas da comunidade, professores, alunos e profissionais da área da educação.

No segundo semestre de 2018, foram disponibilizadas oito turmas do curso de Libras e quatro do curso de Braile, nos polos Engenheiro Pedreira e Japeri. Para a Semed, o objetivo principal é investir na formação dos profissionais e alunos de Japeri, aumentando as possibilidades de sucesso escolar, contribuindo para a inclusão e gerando conhecimento sobre a educação inclusiva.

Renata Cristina, de 37 anos, tem uma filha com deficiência visual. Para ela, a formatura foi uma grande conquista. “Eu faço esse curso para minha filha. Eu não tinha uma base e hoje posso dizer que tenho como ensinar muitas coisas para ela”, disse.

Marina Pereira, de 50 anos, mesmo não tendo vivência com nenhum surdo, se interessou pela forma inclusiva que a Libras gera na comunicação. “Eu quis fazer porque em algum momento eu posso me deparar com uma pessoa com deficiência auditiva e quero saber falar com ela, me expressar e entende-la. Estou me dedicando ao máximo porque não é fácil aprender outra língua, mas estou amando”, contou.

Os professores Vilson Moreira e Eduardo Filipe, de Braile e Libras, respectivamente, declaram a importância de cada curso e afirmaram que, além da área de educação inclusiva, este aprendizado carrega uma grande responsabilidade social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: