Jorge Miranda garantiu a honestidade através da transparência em acesso à contas de Mesquita

Em 2017, Mesquita estava afundada em dívidas. Com mais de R$ 130 milhões, o antigo governo deixou débito com servidores e fornecedores de serviço, além de prejudicar a previdência municipal. Mais do que corrigir o rombo, minha gestão buscou estar coerente com meu discurso, criando transparência com o mesquitense. 

Assim que assumi, garanti a implementação de um sistema que esclarecesse os gastos feitos pelo poder público. Pelo site, o mesquitense tem acesso às informações de 61 áreas da gestão, de forma rápida e completa. Onde é possível consultar questões como prestações das contas municipais, conferindo ainda, repasses, programas, projetos e ações realizadas pela administração.

Em apenas 1 ano, estabelecemos o cadastro de 95% das contas municipais e cumprimos 19 dos 20 itens estabelecidos pelo Tribunal de Contas Estadual. Sendo, ainda, uma das únicas cidades do Estado com mais de 80% de aproveitamento.Ficheiro:Vila Emil(Centro do bairro), Mesquita-RJ.jpg – Wikipédia, a  enciclopédia livre

Desde então, trabalhamos nas atualizações de informações e serviços conforme a necessidade do munícipe. Passamos a disponibilizar a lista das mais de 11 mil famílias atendidas pelo programa do Bolsa Família, além das demandas requeridas e efetuadas pelo COLAB – convênio de colaboração entre o mesquitense e o poder público. 

As ações foram reconhecidas e contempladas por grandes órgãos públicos. Em 2018, por exemplo, conquistamos o primeiro lugar do Estado em transparência, segundo o ranking da Controladoria Geral da União (CGU). Na época, 691 quesitos foram avaliados pela CGU e, com o bom desempenho, garantimos a Mesquita nota de 9,15 em 10. 

O serviço não é simples, mas é uma questão de manter a honestidade do ofício. Minha equipe se esforçou para manter atualizada a lista de serviços, como diário oficial, diárias e passagens, leis, orçamentos e despesas, também disponíveis no portal.  

Nos últimos quatro anos, vi Mesquita passa de 68° lugar, no ranking dos municípios em transparência realizado pelo Ministério Público do Estado, para o primeiro lugar. A honraria veio em 2020, colocando nossa cidade no topo dos 92 municípios do Rio de Janeiro. Tudo para que pudesse cumprir com o que prometi durante minha campanha em 2016. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito