Itaboraí realiza 6º Bate Papo com escritor

A Secretaria Municipal de Educação reuniu alunos de 17 escolas da cidade no Rotary Club, na manhã desta quarta-feira (05/12), para um encontro especial. Com iniciativa da Coordenação da Sala de Leitura e das Bibliotecas Escolares, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a escritora Anna Claudia Ramos.

Autora de 83 livros, Anna Claudia encantou os alunos no Bate Papo com Escritor, que está na sua sexta edição. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o dia a dia da escritora, aprender como se faz um livro e demais questões que envolvem o tema. “Escrever é encantar alguém e o meu sonho era encantar muitas pessoas com minhas palavras e hoje posso dizer que realizei este sonho”, disse a autora.

Na ocasião, os alunos tiveram oportunidade de fazer perguntas. Das mais simples, como idade, onde mora, até as mais elaboradas, como o que ela gostaria de ser se não fosse escritora; o que é necessário para publicar um bom livro; se suas obras já foram publicadas em outros países; sensação de escrever um livro e outras tantas que foram respondidas por Anna Claudia com muito carinho e atenção.

Presente ao encontro, o secretário municipal de Educação, Marcos Dias, mostrava-se muito feliz em ver o local lotado de estudantes. “Que seja um encontro muito proveitoso, foi tudo preparado com bastante carinho especialmente para cada um de vocês”, disse Marcos aos alunos.

Na ocasião, todos receberam de presente uma obra da autora intitulada de Odemar. Eles tiveram a oportunidade de uma sessão de autógrafos, além de um lanche especial e lembrancinhas do encontro.

Conheça mais a autora:

Nasceu em 28/06/1966 no Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Graduada em Letras pela PUC/Rio e mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ. Estreou na literatura em 1992 com o livro juvenil “Pra onde vão os dias que passam?” (ilustrações de Rui de Oliveira e 4ª capa de Ana Maria Machado). Esse livro foi finalista do Prêmio Autor Revelação FNLIJ/1992 e traduzido na Bulgária; no momento está sem editora. Seus livros são selecionados para o Acervo Básico da FNLIJ e para o Catálogo da Feira de Bolonha.

Já recebeu o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ, e o Prêmio Adolfo Aizem, da UBE. É uma das sócias do Atelier Vila das Artes, uma empresa de consultoria e produção editorial. Atualmente está de presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI-LIJ). É uma das curadoras e a mediadora do programa Leitura em Debate: a LIJ, da Biblioteca Nacional. Foi coordenadora de biblioteca escolar e professora de LIJ por muitos anos. Viaja pelo Brasil afora ministrando palestras e oficinas sobre sua experiência com leitura e como escritora e especialista em LIJ. Em 2005, foi homenageada com a Biblioteca Escolar Anna Claudia Ramos, pela Escola Municipal Prof. Sylvio de Castro Galindo, em Angra dos Reis-RJ. Para conhecer mais sobre seu trabalho acesse: www.annaclaudiaramos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: