Inscrição para Programa de Estágio da PGM em Nova Iguaçu termina nesta sexta-feira (15)

Uma grande oportunidade de aprendizado. É desta forma que a estudante do 9º período do curso de Direito Verônica da Conceição Souza, 39 anos, encara a possibilidade de estagiar na Procuradoria Geral do Município de Nova Iguaçu (PGM-NI). Ela é uma das inscritas para o Primeiro Exame de Seleção de Candidatos ao Programa de Estágio Forense da PGM, que será realizado no dia 1º de julho. As inscrições seguem abertas no site da prefeitura (http://www.novaiguacu.rj.gov.br/pgm/estagio-forense/) e podem ser feitas até esta sexta-feira (15).

Desempregada desde o fim de 2015, Verônica optou por se dedicar exclusivamente aos estudos nesta reta final de faculdade e ainda busca seu primeiro estágio. Ela solicitou isenção da taxa de inscrição por se enquadrar no perfil de candidatos com renda familiar no valor máximo de quatro salários mínimos. “Sempre sonhei em cursar Direito, mas só agora estou podendo realizar este sonho. A expectativa para o concurso é muito grande, pois nunca estagiei e já estou terminando a faculdade. Quero agarrar esta que pode ser minha última chance, pois tudo na vida é aprendizado. E quero estar aqui para aprender”, afirmou a universitária, moradora de Cabuçu.

Quem já faz estágio na Procuradoria Geral do Município e deseja continuar é a queimadense Gracy Capuchinho da Trindade, 24 anos. Estudante do 7º período, ela faz parte do corpo da Consultoria Jurídica (Conjur) desde fevereiro e dá suporte na abertura, acompanhamento e tramitação de processos, entre outras funções. “Estagiar na PGM me permitiu ter mais contato com o Direito e ver como é o dia a dia, ganhar experiência. Gosto muito da Conjur e espero me sair bem no exame de seleção e continuar por mais tempo na PGM”, almeja Gracy.

Como participar da seleção de candidatos

A ficha de inscrição está disponível na sede da PGM (Rua Athaíde Pimenta de Moraes, nº 335, Centro de Nova Iguaçu) e no site da prefeitura (www.novaiguacu.rj.gov.br/pgm/estagio-forense/). Poderão participar do exame estudantes do curso de Bacharel em Direito que estejam cursando até o 9º período. No entanto, só poderá estagiar o aluno que estiver cursando a partir do 7º período.

Candidatos com renda familiar no valor máximo de quatro salários mínimos poderão requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição até 15 de junho. A solicitação deverá ser feita diretamente na PGM. Quem não se enquadrar neste requisito deverá pagar taxa de R$ 30, mediante depósito bancário, em conta que será indicada no formulário de inscrição. O comprovante de pagamento dera ser apresentado ao Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), no terceiro andar da sede da PGM, até o dia 25 de junho.

A prova

A avaliação está agendada para o dia 1º de julho, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – campus Nova Iguaçu (Avenida Governador Roberto Silveira – Moquetá). O candidato será submetido à prova objetiva, de múltipla escolha, eliminatória, contendo 50 questões sobre o Direito Constitucional (20), Direito Administrativo (15) e Direito Processual Civil (15). Cada uma valerá dois pontos, totalizando 100. Serão considerados aprovados aqueles que obtiverem nota final igual ou superior a 50 pontos.

O gabarito da prova será publicado no Diário Oficial e divulgado no site da prefeitura, cabendo recurso nos dois dias úteis após a publicação. As notas dos candidatos, bem como a relação dos aprovados, com a respectiva classificação, também serão divulgadas no Diário Oficial do município e no site.

Vagas e benefícios

À medida que surgirem vagas na PGM dentro do prazo de dois anos a partir da publicação do resultado final, poderão ser convocados a estagiar, por ordem de classificação, de acordo com a disponibilidade de vagas, considerando ainda a reserva de 10% nas convocações para portadores de deficiência.

A carga horária será de quatro horas diárias, de acordo com o expediente da PGM. Os estagiários receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 800, além de auxílio-transporte.

Mais informações sobre o 1º Exame de Seleção de Candidatos ao Programa de Estágio Forense da PGM podem ser encontradas em http://www.novaiguacu.rj.gov.br/pgm/estagio-forense/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *