Inclusão em Ação é tema de encontro entre Educação e Pais

O primeiro encontro com responsáveis de alunos da educação inclusiva foi realizado na Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), com o objetivo de apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos em benefício dos alunos, ressaltar a importância da participação dos responsáveis no processo educacional e ouvir as necessidades apresentadas pelos pais.

O encontro aconteceu em duas etapas, na parte da manhã com pais de alunos do 1°, 2° e 4° distritos, e a tarde com os responsáveis de alunos do 5° e 6° distritos. “Nosso objetivo é estreitar os laços e fortalecer a parceria entre a educação e a família, além de mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo. Sabemos que precisamos avançar, mas estamos trabalhando para oferecer educação de qualidade”, explicou Hilda Pereira Rodrigues, diretora do Departamento Pedagógico.

Participaram na reunião os responsáveis por alunos da Educação Inclusiva, que utilizam as 34 salas de recursos da rede municipal de ensino, e que em alguns casos, também são assistidos pelo CMAE – Centro Municipal de Atendimento Especializado. “A minha filha estuda na E.M. Noêmia Teixeira, a cuidadora dela é excelente. Ela vai para a sala de recursos e está desenvolvendo muito bem. Essa reunião é ótima porque podemos ouvir e também falar o que precisamos para nossas crianças na escola”, disse Cristina Andrade, mãe da aluna Maria Clara.

A professora de Libras, Cinthia Ramos, trabalha na Secretaria de Educação dando aulas e suporte às escolas e aos alunos. Ela, que também e deficiente auditiva, participou do encontro falando sobre a importância e impacto positivo da participação dos pais. “É fundamental que os pais tenham consciência de como é importante acompanhar os filhos, e que eles também aprendam a Língua de Sinais. A família precisa aprender sim, para se comunicar, para ajudar e acompanhar o filho”, explicou.

A partir desta quarta-feira (18) os profissionais de apoio escolar que acompanham os alunos da educação inclusiva participaram de capacitação, aproveitando o período em que os alunos estarão no recesso escolar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *