Guardas Civis Municipais de Teresópolis e Guapimirim se formam em Curso de Especialização em Ronda Escolar

Na manhã desta sexta-feira, 18, agentes da Guarda Civil Municipal de Teresópolis e de Guapimirim receberam certificado de conclusão do Curso de Formação e Especialização em Ronda Escolar. Ministrado pela Guarda de São Gonçalo, o curso foi realizado nesta última semana, entre os dias 14 e 18 de maio, e reuniu também professoras da Rede Municipal de Ensino e conselheiras tutelares.

Para o secretário de Segurança Pública de Teresópolis, Marcos Antônio da Luz, a proposta é oferecer conhecimento para os agentes sobre como agir e instruir dentro do ambiente escolar. “A Ronda Escolar precisa exatamente desse tipo de instrução, pois o público que ela alcança vai disseminar uma ideia boa ou ruim, vai depender do que eles aprenderam. O primeiro momento da nossa Guarda é esse: ter conhecimento. E é isso que estamos trazendo para os nossos agentes”, explicou.

Ministrada pela equipe de instrutores Andrea Maria da Silva Rosa, coordenadora da Ronda Escolar de São Gonçalo, Edésio da Rosa Nascimento, Márcio da Silva Mattos e Sabrina Xavier Pinheiro, a capacitação abordou temas como o sistema de segurança pública no Brasil, estatuto da criança e do adolescente, direitos humanos, procedimentos da Ronda Escolar, entre outros.

Marcio Mattos, Guarda Municipal de São Gonçalo e um dos instrutores do curso, explicou que após a conclusão da parte teórica, a Guarda Municipal de Teresópolis e de Guapimirim irão iniciar a parte prática da capacitação. “Ao término da parte teórica, nós convidamos as cidades a irem a São Gonçalo para fazer a parte prática, com tudo que desenvolvemos nas escolas, como teatro de fantoche, instrução prática de trânsito, as palestras que também desenvolvemos em sala de aula e um dia de policiamento escolar”, pontuou.

Uma das alunas do Curso de Formação e Especialização em Ronda Escolar, Jania Gonçalves destacou a importância dessa qualificação. “Essa é a nossa preocupação: ter agentes capacitados para melhor atender a nossa população de Teresópolis”.

No total, 13 pessoas se formaram no Curso de Especialização em Ronda Escolar: 5 Guardas Civis Municipais de Teresópolis (Alessandra Carreiro da Graça, Cilea Bandeira Teixeira, Jania Gonçalves, Luciana Moreira Monerat de Oliveira Branco e Michel Santana Garcia), 4 Guardas Civil Municipais de Guapimirim (Driele Dias Pereira, Felipe Braga Oliveira, Gabriel da Fonseca de Oliveira Mattos e Rodrigo Otávio Guidna da Silva Lotufo), 2 conselheiras tutelares (Renata Coelho e Tatiana Oliveira Abreu Charles) e 2 professoras (Alexia Azevedo Quintanilha e Barbara Carreiro Rodrigues de Barros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *