Guarda Municipal do Rio procura lar para 5 cachorros que se aposentaram

A Guarda Municipal do Rio está procurando um lar para cinco cachorros que se aposentaram. São quatro pastores belga malinois e uma cadela da raça pastor alemão, que têm entre 8 e 11 anos — Aldo e Ambar, de 10 anos; Isa e Iankee, de 8; e Garra, de 11.

“São cães que vão adestrados, que têm a saúde perfeita. (…) Um grande amigo”, diz o veterinário André Cunha.

Os cães começam a trabalhar a partir do primeiro ano de vida e se aposentam, em geral, ao completar 7 anos.

Após a aposentadoria, a prioridade na fila de doação é do guarda que trabalhou com o animal. Mas muitos, por já terem outros animais de grande porte em casa, não têm condições de adotar.

O processo de adoção é então aberto para guardas do Grupamento de Cães de Guarda (GCG), de outras unidades da Guarda Municipal do Rio e também para a população.

Cães da Guarda Municipal se aposentaram e buscam um lar — Foto: Reprodução/TV Globo

Cães da Guarda Municipal se aposentaram e buscam um lar

“Estes cinco cães foram nossos companheiros de trabalho durante muitos anos. Eles se dedicaram integralmente à Guarda Municipal. Nada mais justo que eles possam ser adotados por pessoas capazes de oferecer muito carinho nesta nova etapa que se inicia em suas vidas”, fala o subinspetor Wanderson Sermud.

Para adotar, é preciso passam por um processo de seleção rigoroso, com avaliação dos guardas que convivem com os cães desde os primeiros anos de vida.

São feitas entrevistas sobre as condições da casa e o perfil do candidato. Em seguida, são realizados encontros para verificar se existe afinidade entre o animal e o futuro dono.

Os escolhidos assinam um termo de responsabilidade dando garantias de que os animais não trabalharão mais. Após esse processo, os cães são encaminhados para os novos donos já vacinados e adestrados.

Como os animais são de grande porte é preciso ter espaço em casa.

“São cães de guarda, cães de trabalho, e é preciso ter cuidado, com espaço adequado e alguns procedimentos na hora do cuidado”, afirma o veterinário.

Os interessados em adotar um dos cães podem entrar em contato com o Grupamento de Cães de Guarda (GCG) pelo telefone 21 3234-1057, das 9h às 16h, ou pelo email canilguarda@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito