Guapimirim sedia Fórum Técnico de Meio Ambiente do Conleste

Nesta última segunda-feira (10), a Prefeitura de Guapimirim abriu suas portas para o Fórum Técnico de Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), que finalizou a Semana do Meio Ambiente de 2019.

A reunião discutiu assuntos importantes e de interesse dos 15 municípios consorciados para promover questões relacionadas à preservação do meio ambiente, tais como: a proteção dos mananciais e bacias hidrográficas, desenvolvimento de políticas públicas de reciclagem e compostagem domiciliar, além da estruturação técnica do setor de Fiscalização e Licenciamento das Secretarias Municipais.

O evento contou com a participação do prefeito Zelito Tringuelê; de João Leal, diretor geral do Conleste; do deputado federal Professor Joziel, membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Osmar de Oliveira D. Filho, gerente de Licenciamento de Atividades Não Industriais do INEA; de Omar Kirchmeyer, subsecretário de Saneamento Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, além de secretários municipais de Meio Ambiente e representantes das cidades que compõem o Consórcio.

De acordo com João Leal, este Fórum Técnico serve para diagnosticar e “criar estratégias para que problemas, referentes à temática ambiental, sejam solucionados de forma integrada”.

O deputado federal Professor Joziel sinalizou importância da racionalização, da simplificação e da eficácia na tomada de decisões, visando à objetividade das resoluções propostas. Ele também colocou-se à disposição dos municípios do Conleste, por ser o único congressista fluminense.

Para o prefeito Zelito Tringuelê, “reuniões como esta são importantíssimas para o nosso município, já que possuímos 75% de território em áreas de conservação ambiental”. “Ainda somos um dos pulmões da Baía de Guanabara, por conta da nossa APA, e também fornecemos água para outras cidades”, declarou o prefeito.

Segundo Pierre Dutra, secretário Municipal do Ambiente, “finalizar a nossa Semana do Meio Ambiente com este Fórum foi muito proveitoso”. O secretário solicitou, junto ao deputado federal, recursos para investimentos em saneamento básico, e também destacou a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, escolhidos como tema da Semana: “durante esses dias, falamos de cinco dos 17 ODS, e um deles, era o de número seis — Água Limpa e Saneamento”. Além disso, “devido a nossa cidade ser uma das ‘caixas d’água’ da região metropolitana, precisamos falar tanto sobre preservação e conservação ambiental”, enfatizou Pierre.

Esta é a segunda reunião do Conleste em Guapimirim. A primeira aconteceu em 29 de março, deste ano, e discutiu ações relacionadas ao desenvolvimento e melhorias econômicas para os 15 municípios que compõem o Consórcio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: