Governador em exercício participa de cerimônia em homenagem às vítimas de trânsito

O governador em exercício Cláudio Castro participou, nesta quinta-feira (19/11), de um ato ecumênico em memória das vítimas de acidentes de trânsito. A cerimônia, organizada pela Coordenadoria de Educação do Detran.RJ, aconteceu na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, com a presença do presidente do Detran, Adolfo Konder, e de líderes religiosos.

Devido à pandemia da Covid-19, de janeiro a setembro deste ano, o número de vítimas de acidentes no Rio de Janeiro reduziu quase 40% em comparação com o mesmo período de 2019. Ainda assim, houve quase 13.500 vítimas, das quais 53% delas foram homens entre 18 e 39 anos. O local mais crítico foi a Avenida Brasil. Foram 418 vítimas nos primeiros nove meses de 2020. Em todo o ano passado, foram 973. Os dados mostram o quanto é preciso reforçar a direção defensiva para evitar mortes e feridos no trânsito do Rio.

– Não temos como celebrar a redução de pessoas vitimadas no trânsito. Só poderemos celebrar o dia em que nós zerarmos esses números e não tivermos mais familiares chorando pela morte de seus entes queridos, principalmente mães e pais de jovens com toda uma vida pela frente. Temos um grande trabalho pela frente. A Operação Lei Seca vem salvando vidas e conscientizando as pessoas há mais de dez anos, mas temos que fazer a nossa parte. Essa é a grande motivação de um evento como esse – ressaltou o governador em exercício Cláudio Castro.

Segundo o presidente do Detran, Adolfo Konder, é fundamental ampliar o trabalho de educação no trânsito dentro das escolas estaduais.

– Já conversei com o secretário de Educação: temos que levar para os alunos da rede estadual a importância da educação no trânsito, para que transmitam essa reflexão para dentro de suas casas – afirmou Konder.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, a fim de alertar as pessoas sobre o alto número de mortes decorrentes de acidentes em vias das cidades e estradas. Há 11 anos, o Detran lembra a data, que ocorre no terceiro domingo do mês de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito