Formatura do Proerd reune alunos do quinto ano de três escolas municipais de Guapimirim

Na manhã de ontem (03), aconteceu à formatura do segundo semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que capacitou os alunos do 5º ano, de três escolas municipais. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia foi conduzida pelo Sargento Goyanna, do 34º BPM, e na mesa de abertura do evento estiveram presentes: a secretária de Educação, Cecília Pais; a diretora do Departamento Pedagógico, Sandra Isidoro; Maria Aparecida Mendes, (CONFIRMAR OCUPAÇÃO); e as diretoras Lídia Gomes (E.M. Prof. Otelo), Carmelisa Domingos (E.M. Rui Barbosa) e Maria da Glória Moreno (E.M. Tuffy Nicolau Habib).

Para o Sargento Filipe, do 34º Batalhão da Polícia Militar de Magé, que ministrou o programa no município com a Sargento de Lima, mais conhecida como Mislaine, o programa visa estimular nas crianças o autocontrole, a capacidade de identificação de riscos e consequências em relação às drogas, bem como reforçar o desejo de tomar decisões seguras e responsáveis de modo a comunicar-se de maneira confiante para que elas se mantenham longe das drogas.

De acordo com Sandra Isidoro, nos últimos seis meses, os policiais foram às unidades escolares do município e, uma vez por semana, ministraram aulas dinâmicas com o objetivo de conscientizar as crianças.

Já para Cecília Pais, secretária de Educação, o PROERD é mais um trabalho que demonstra a “qualidade do desenvolvimento de políticas públicas voltada às crianças e do comprometimento e da responsabilidade da atual gestão em cuidar do bem-estar da comunidade”.

SOBRE O PROERD

O Proerd é uma ação desenvolvida há 24 anos pela Polícia Militar junto às crianças de todo Estado para coibir o uso de drogas e conscientizar sobre o perigo dos entorpecentes.

Os policiais são treinados e utilizam material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) para ensinar os jovens sobre a importância de se afastar dos problemas e superar desafios. Ao longo de seis meses, as crianças recebem orientações de instrutores da PM uma vez por semana durante cerca de uma hora sobre o Proerd.

O intuito da iniciativa é, sobretudo, encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.

O Proerd oferece ainda estratégias para o desenvolvimento das habilidades sociais, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: